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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Ambiguidade, anúncio publicitário e interpretação de texto
Autor(es): Santana, Simone Menezes Costa de
Data do documento: 28-Jul-2015
Orientador: Silva, Leilane Ramos da
Resumo: Estudos têm mostrado que a leitura e a compreensão de texto ainda se configuram como os problemas mais relevantes no ensino de Língua Portuguesa, senão da Educação de modo geral. É mister, então, que a escola adote medidas variadas quanto ao incentivo à leitura, à interpretação, ao uso e ao reconhecimento dos diversos gêneros orais e escritos a que o leitor é apresentado diariamente. A par desse cenário, o objetivo deste relatório é apresentar o resultado da primeira etapa de aplicação do Módulo de Atividades, intitulado Ambiguidade, anúncio publicitário e interpretação de texto, cujo propósito, a partir do trabalho com o estudo da veiculação do fenômeno da ambiguidade em anúncios publicitários, é estimular o estudante a uma prática de leitura e de compreensão do texto, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Tal módulo foi estruturado teórico-metodologicamente a partir da perspectiva de Cosson (2004), para quem uma Sequência Didática (SD) se constitui nas seguintes etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Como suporte teórico, destacam-se, ainda, os estudos de Cançado (2008), Martins (1994), Marcuschi (2008) e de Koch e Elias (2012), entre outros que entendem ato de ler como o resultado do diálogo entre leitor/texto/autor. A análise dessa primeira aplicação revelou um saldo positivo, na medida em que os alunos atenderam, satisfatoriamente, a todas as propostas sugeridas, demonstrando interesse, participando ativamente das atividades de leitura, de interpretação e de compreensão de texto, focando o olhar no fenômeno da ambiguidade no anúncio publicitário. Isso ratifica a ideia de que crianças e adolescentes se entregam de maneira mais aberta e imediata quando a proposta de motivação traz uma moldura, um modelo, um estímulo que lhes permitam interagir de modo criativo. Para além desse peculiar, o referido módulo respalda-se, justamente, por oferecer ao professor a possibilidade de se estabelecer uma relação mais estreita entre teoria e prática, podendo servir de suporte para que outros conteúdos e temas sejam trabalhados.
Abstract: Studies have shown that reading and comprehension skills are the most relevant problems in not only Portuguese classes, but also in Education in general. It is fundamental then that schools take some measures as to encourage reading, text comprehension, and the use and recognition of different oral and written genres with which readers come across daily. Taking that into consideration, the objective of this report is to present the results of the first phase of the application of the Activities Module, titled Ambiguity, advertisement and text comprehension, whose purpose, taking into account the study of ambiguity in advisements, is to motivate students to do reading and text comprehension activities, in a 9th grade class. That module was theoretically and methodologically designed according to Cosson´s (2004) perspective. According to him, a Didactic Sequence (DS) involves the following steps: motivation, introduction, reading and interpretation. As theoretical support, Cançado (2004), Martins (1994), Marcuschi (2008) and Koch & Elias (2012), among others, were also important references since they understand reading as a dialogue involving reader/text/writer. The analysis of this first phase revealed a positive balance, because the students satisfactorily corresponded to all proposed suggestions, showing interest, actively participating in the reading, text interpretation and comprehension activities, focusing on the phenomenon of ambiguity in advisements. This reinforces the idea that children and teenagers surrender in a more open and immediate way when motivational proposals brings up a model that lets them interact creatively. One more aspect that is positive about the module is the possibility of establishing a closer connection between theory and practice, enabling similar activities involving other contents and topics to take place.
Palavras-chave: Leitura
Produção de sentido
Interpretação
Compreensão de texto
Ambiguidades
Leitura
Crítica
Compreensão na leitura
Material didático
Reading
Meaning making
Interpretation
Text comprehension
Ambiguity
área CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: SANTANA, Simone Menezes Costa de. Ambiguidade, anúncio publicitário e interpretação de texto. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6457
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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