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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Profissionalizaçao, memórias e contextos sociais: reflexões sobre Projeto Internacional Mulheres Mil, Brasil/Canadá
Autor(es): Souza, Antônio Vital Menezes de
Souza, Nara Vieira de
Santos, Najó Glória dos
Data do documento: Set-2011
Abstract: Este artigo discute a relação entre profissionalização, práticas de memória e os contextos sociais. Apresenta a metodologia intitulada Reconhecimento de Aprendizado Prévio como embasamento de propostas de natureza social inclusiva. Trata-se de reflexões iniciais sobre o Projeto Internacional Mulheres Mil (Brasil/Canadá) ocorrido no período de 2007 a 2011. A finalidade do projeto Mulheres Mil é o desenvolvimento de ações educativas, a partir da Formação Integrada Continuada de mulheres adultas em treze Estados brasileiros. A oralidade é um dos métodos utilizados e considerado como fonte de memória para construção de instrumentos que permitam mais amplo entendimento da realidade e dos saberes prévios do grupo em torno do desenvolvimento das localidades envolvidas. O referencial teórico adotado é a abordagem (auto)biográfica francesa. Acredita-se que a metodologia RAP possibilita a memória individual e coletiva, direcionando para interpretação do contexto socioambiental. Os principais instrumentos de coleta de informações utilizados foram os portfólios, os mapas de vida e os questionários de acesso e permanência à localidade. A relevância desse estudo visa o reconhecimento da memória como dispositivo de formação sociocultural ampla, portanto, educativa, de modo a contribuir na identificação de hiatos de ações cotidianas de membros das comunidades envolvidas em relação ao desenvolvimento local sustentável._________________________________________________________________________________ RESUMÉ: Cet article analyse la relation entre les pratiques professionnelles, la mémoire et les contextes sociaux. Il présente la méthodologie ‘reconnaissance des acquis’ comme base de propositions de l'inclusion sociale. Nous présentons des idées initiales sur le Projet international des Mille-Femmes (Brésil / Canada) au cours de la période de 2007 à 2011. Le but du projet Mille-Femmes est le développement d'activités éducatives, de l'éducation continue intégrée des femmes adultes dans treize Etats du Brésil. L'oralité est une des méthodes utilisées et considérées comme une source de mémoire pour le renforcement des outils pour permettre une plus large compréhension de la réalité et de la connaissance préalable du groupe autour du développement des localités concernées. L'approche théorique est la approche (auto) biographique française.. On croit que cette méthodologie ‘reconnaissance des acquis’ permet l'apparence de mémoire individuelle et collective, ce qui aide à l'interprétation du contexte socio-environnementales. Les principaux instruments utilisés pour recueillir des renseignements ont été les portefeuilles, des cartes de vie et des questionnaires. La pertinence de cette étude est la reconnaissance de la mémoire comme un dispositif de formation socioculturel plus large et éducatifs, pour aider à identifier les lacunes dans les actions quotidiennes des membres des communautés concernées en matière de développement local.
Palavras-chave: Memória coletiva
Projeto Internacional Mulheres Mil
Formação Integrada Continuada
Reconhecimento de Aprendizado Prévio
Citação: SOUZA, A. V. M.; SOUZA, N. V.; SANTOS, N.G. Profissionalizaçao, memórias e contextos sociais: reflexões sobre Projeto Internacional Mulheres Mil, Brasil/Canadá. In: COLÓQUIO EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011. São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: Educon, 2011. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%2015/PDF/Microsoft%20Word%20-%20Documento1.pdf>. Acesso em: 8 maio 2013.
Licença: Autorização para publicação no Repositório da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
Autorização para publicação no Repositório da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/505
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