Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10054
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Questões de cultura e identidade em Vontade de saber inglês: uma análise do livro didático
Authors: Néo, Acássio da Silva
Issue Date: 2018
Resumo : Este trabalho visa a analisar o livro didático Vontade de Saber Inglês (aprovado no PNLD 2014) com o intuito de discutir, por meio dele, como as questões de cultura e identidade são abordadas nos materiais didáticos de inglês e de que forma eles funcionam como ferramenta influenciadora de tais questões. As principais bases teóricas para esta análise são: Santomé (1995), Moita Lopes (2002), Rajagopalan (2003), Lima (2008), Nieto (2009), Stuat Hall (2005), Tomlinson e Masuhara (2013), Gomes e Santos (2013). Essa pesquisa analisará uma unidade do material didático e dará atenção para quaisquer características presentes no material, tais como metodologia adotada pelas autoras, imagens, textos escritos, atividades, projetos, áudio, temas de cada unidade, entre outros. Os resultados deste trabalho contribuirão para a fundamentação e base de que o ensino de línguas é bombardeado de múltiplas identidades culturais além de ter como uma de suas mais importantes atribuições possibilitar ao aluno que ele perceba o ser diferente como fruto social de identidades descentradas, proveniente de culturas tão valiosas quanto as suas próprias.
Keywords: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Material didático
Cultura
Identidade
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: NÉO, A. da S. Questões de cultura e identidade em Vontade de saber inglês: uma análise do livro didático. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 218-230.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10054
Appears in Collections:IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QuestoesCulturaIdentidade.pdf2,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.