Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10066
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Aplicativos móveis e perspectivas de multiletramentos em língua inglesa
Autor : Censi, Luciana de Jesus Lessa
Fecha de publicación : 2018
Resumen: A oferta e o uso crescente de aplicativos móveis acabam evidenciando a necessidade de discutir novas possibilidades de ensinoaprendizagem de línguas frente às diferentes linguagens, à colaboratividade e flexibilidade presentes em muitos ambientes digitais e conectados. Isso acontece porque “novas práticas de comunicação/interação em diferentes linguagens convocam os multiletramentos” (TANZI NETO, 2013, p. 138). Logo, o presente texto objetiva apontar perspectivas de multiletramentos em língua inglesa (LI), considerando o fenômeno dos aplicativos móveis e as relações que estudantes têm estabelecido com ele. A partir de abordagens teóricas, bem como de diálogos com estudantes, denominados praticantes (CERTEAU, 1994), pretende-se tecer questões problemáticas quanto ao ensinoaprendizagem de língua estrangeira na escola pública, sobretudo aquelas que dizem respeito às implicações trazidas pelo novo cenário da cultura digital em cotidianos outros dos estudantes. Embora seja uma pesquisa em andamento, tendências apontam para possibilidades de que a pedagogia dos multiletramentos contribua para a reconstrução e recombinação de sentidos pelos estudantes de LI no cotidiano escolar. No entanto, para que se alcance êxito, é primordial que os multiletramentos sejam parte constituinte da formação do professor de LI do ensino básico.
Palabras clave : Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Multiletramentos
Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Aplicativos móveis
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018
Idioma : por
Institución: LINC/UFS
Citación : CENSI, L. de J. L. Aplicativos móveis e perspectivas de multiletramentos em língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 4., 2018, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2018. p. 69-80.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10066
Aparece en las colecciones: IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AplicativosMoveisMultiletramentos.pdf212,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.