Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280
Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título : Retextualização : uma estratégia para desenvolver competências escritas em alunos do 9º ano do ensino fundamental (Caderno de atividades pedagógicas)
Autor : Silva, Gleice Rayane Macedo
Fecha de publicación : 2018
Director(a): Bonifácio, Renata Ferreira Costa
Resumen: O Caderno e a Sequência Didática foram concebidos com base nos pressupostos teórico-metodológicos de Bronckart (2006), com o Interacionismo Sociodiscursivo, cuja concepção de texto foi adotada e que regulou o tratamento dado aos outros estudos – como os da retextualização de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2010); da contextualização de Koch e Elias (2015b), Baltar (2003) e Lima (2010); das estratégias de leitura de Solé (1998) e Koch e Elias (2015a); também, as sugestões para a produção escrita de Passarelli (2012); além da correção interativa de Soares (2009) e das orientações de documentos oficiais que guiam o exercício profissional de educadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP).
Palabras clave : Texto
Coesão (Linguística)
Leitura
Estudo e ensino
Material didático
Adequação contextual
Retextualização
Competência escrita
Caderno pedagógico
Idioma : por
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10280
Aparece en las colecciones: Letras (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GLEICE_RAYANE_MACEDO_SILVA-Caderno_Pedagogico.pdf2,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.