Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10475
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | O uso da avaliação formativa : uma revisão quantitativa da produção científica brasileira (2010-2015) |
Autor(es): | Schmitz, Heike Almeida, Themyres Gabriele Santos Souza, Beatriz Noia |
Data do documento: | Mai-2017 |
Resumo: | O objeto desse artigo é a avaliação formativa com foco no feedback do e para o aluno. Por meio de um levantamento sistemático de produções científicas brasileiras (2010-2015) objetivou-se analisar quantitativamente, se o uso de técnicas e instrumentos da avaliação apresenta-se como feedback no processo de ensino-aprendizagem. Foram analisadas 38 pesquisas empíricas. Delas 36,8% tratam de forma aprofundada de instrumentos e/ou técnicas de avaliação, 26,3% apontaram técnicas e instrumentos de avaliação que permitem a participação do aluno como sujeito autônomo na avaliação, 26,3% abordam o papel do aluno na avaliação formativa e 63,1% o do professor. As pesquisas são predominantemente de natureza qualitativa, realizadas por meio de um estudo de caso. O conhecimento adquirido por meio de estudos de casos é valido, mas não permite desenhar um panorama educacional brasileiro para deduzir considerações a respeito a formação do professor. |
Abstract: | The topic of this article is the formative evalution with focus on the feedback given by and for the student. Recent Brazilian scientific publications (2010-2015) have been analyzed quantitatively in order to investigate their findings on possible techniques and instruments as feedback tools for the teaching-learning process. A number of 38 empirical scientific studies have been analyzed: 36,3% of these studies explicitly discuss a specific evaluation technique or instrument; 26,3 % indicated forms of evaluation which allow the student’s autonomous participation in the evaluation process; 26,3% focus on the student’s role in this process, and 63,1 % focus on the role of the teacher. The analyzed researches were predominantly case studies of qualitative character. The knowledge acquired through case studies is valid, but it does not paint a broad picture of the Brazilian educational system which could allow to deduce considerations in respect to the teacher's training. |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Avaliação formativa Feedback Educational evaluation Formative evaluation |
ISSN: | 2179-0663 |
Parte de : | X Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) / XI Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie) |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor da Universidade Tiradentes (GPGFOP/Unit/CNPq) |
Citação: | SCHMITZ, H.; ALMEIDA, T. G. S.; SOUZA, B. N. O uso da avaliação formativa : uma revisão quantitativa da produção científica brasileira (2010-2015). In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 10.; FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 11., 2017, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: UNIT, 2017. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/4567. Acesso em: 13 fev. 2019. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10475 |
Aparece nas coleções: | DED - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AvaliacaoFormativaProducaoCientifica.pdf | 449,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.