Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1056
Tipo de Documento: Artigo
Título : Desenvolvimento de modelos de crescimento de árvores individuais fundamentado em equações diferenciais
Otros títulos : Development of individual tree growth models based on differential equations
Autor : Mello, Anabel Aparecida de
Mendes, Breno Rodrigues
Calegario, Natalino
Volpato, Carlos Eduardo Silva
Fecha de publicación : 2006
Resumen : O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de modelos não-lineares para árvores individuais a partir de equações diferenciais e a avaliação da qualidade de ajuste dos mesmos para expressar o crescimento em área basal individual. Foram utilizados dados provenientes de um inventário florestal contínuo de clones de Eucalyptus spp., fornecidos pela empresa Aracruz Celulose S/A, localizada na região costeira do Brasil, nos Estados da Bahia e Espírito Santo. A avaliação da precisão dos modelos foi realizada por meio do teste da razão da máxima verossimilhança, do erro padrão residual (EPR) e do gráfico de resíduos. Os resultados mostraram que o modelo completo com 3 parâmetros, desenvolvido a partir do modelo original, foi superior aos demais modelos, devido à inclusão de variáveis relativas ao povoamento, como: clone, altura total (HT), altura dominante (HD), diâmetro quadrático (Dg), área Basal (G), índice de sítio(IS) e densidade(N), originando um novo modelo denominado por Modelo Completo III. O ganho com precisão foi altamente significativo pelo teste da razão da máxima verossimilhança, quando comparado com os outros modelos. Sendo assim, este modelo gera informações com um alto grau de precisão para o planejamento das empresas florestais.
Palabras clave : Modelos de crescimento
Equações diferenciais
Árvore individual
Eucalyptus spp.
ISSN : 0104-7760
Institución / Editorial : Universidade Federal de Lavras
Citación : MENDES, B. R. et al. Desenvolvimento de modelos de crescimento de árvores individuais fundamentado em equações diferenciais. Revista Cerne, Lavras, v. 12, n. 3, p. 254-263, jul./set., 2006. Disponível em: <http://www.dcf.ufla.br/cerne/artigos/10-02-20096693v12_n3_artigo%2006.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2014.
License: Licença Creative Commons
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/1056
Aparece en las colecciones: DCF - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DesenvolvimentoDeModelos.pdf1,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.