Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11124
Tipo de Documento: Monografia
Título: Ouvindo professores sobre o movimento corporal no cotidiano da educação infantil
Autor(es): Gomes, Luizy Dominique Santos
Data do documento: 1-Abr-2019
Orientador: Menezes, José Américo Santos
Resumo: Através da presente pesquisa objetivou-se conhecer o que pensam os professores das escolas do munícipio de São Cristóvão- SE, sobre as implicações do movimento corporal no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Ainda, descrever e analisar as concepções de movimento dos professores que atuam na Educação Infantil. E finalmente, identificar as ações de movimento desenvolvidas pelos professores na rotina da Educação Infantil. Para tanto, foram realizadas discussões sobre a importância do movimento corporal para o desenvolvimento e para a aprendizagem infantil partindo das considerações e conclusões de Henri Wallon a partir da interpretação realizadas por alguns estudiosos. Em seguida, realizamos um breve diálogo entre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- RCNEI e autores que discutem e pesquisam a relação entre movimento humano e desenvolvimento. No plano metodológico, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho descritivo, em que utilizou-se da entrevista estruturada com as professoras e a observação da rotina institucional como instrumento de produção de dados. A pesquisa contou com a colaboração de 08 (oito) professoras que atuam na Educação Infantil em instituições localizadas no município de São Cristóvão. De forma mais especifica, buscamos verificar a utilização do movimento corporal e a importância dada pelas professoras para essa temática como uma ferramenta pedagógica. Após a etapa de coleta e análise dos dados, construímos as seguintes constatações: as professoras e as instituições realizam suas atividades priorizando o desenvolvimento físico/orgânico do corpo e esse olhar reflete em suas ações, na estrutura e na rotina planejada para as crianças.
Palavras-chave: Educação física
Ensino de educação física
Movimento corporal
Desenvolvimento infantil
Educação Infantil
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial
Citação: Gomes, Luizy Dominique Santos. Ouvindo professores sobre o movimento corporal no cotidiano da educação infantil. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, 2019
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11124
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luizy_Dominique_Santos_Gomes.pdf635,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.