Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11398
Tipo de Documento: Monografia
Título: Efeito da herbivoria e déficit hídrico na ativação de nectários extraflorais em Turnera subulata J.E. Smith (Turneraceae)
Autor(es): Lima, Paulo Sérgio Santos
Data do documento: 28-Mar-2019
Orientador: Araújo, Ana Paula Albano
Resumo: As plantas apresentam um gama de estratégias de defesa contra herbivoria, incluindo defesas diretas e indiretas. No entanto, a produção de defesa envolve custos para as plantas, os quais podem ser variáveis dependendo das condições ambientais. Aqui testamos se a proporção de nectários extraflorais ativos (defesa indireta) em Turnera subulata (Turneraceae) é maior: i) sob ataque de herbívoros, e ii) na ausência de déficit hídrico. Para isso, 60 plantas foram cultivadas e mantidas em casa de vegetação, com déficit (N=30) e sem déficit hídrico (N=30). As plantas foram submetidas aos tratamentos: 'com herbívoros'; 'com injúrias mecânica' e 'sem herbívoros e sem injúrias' (controle). Para o tratamento 'com herbívoros' foram utilizados indivíduos de Euptoieta hegesia (Lepidoptera), enquanto as injúrias mecânicas foram realizadas através de cortes nas folhas simulando a remoção foliar pelos herbívoros. As plantas ficaram expostas aos tratamentos por 24h. Posteriormente, foi contabilizada a proporção de nectários extraflorais ativos ao longo do tempo: 1h, 6h, 12h, 24h e 48h após a interrupção dos tratamentos. Os dados foram analisados através de modelagem linear generalizada. Observamos que a proporção de nectários extraflorais ativos foi influenciada pelos tratamentos e pelo déficit hídrico. De forma geral, plantas sob herbivoria apresentaram maior proporção de nectários extraflorais ativos do que o controle, independentemente da condição hídrica. No entanto, plantas submetidas à injúria mecânica tiveram maior proporção de nectários extraflorais ativos somente quando estavam sem déficit hídrico. Nossos resultados indicam que plantas de Turnera subulata podem discriminar o dano causado por herbívoros e injúria mecânica e podem ativar suas defesas indiretas de acordo com o contexto ecológico.
Palavras-chave: Ecologia
Ensino de ecologia
Defesa indireta
Defesa induzida
Interação inseto-planta
Teoria da Otimização Defensiva
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DECO - Departamento de Ecologia – São Cristóvão - Presencial
Citação: Lima, Paulo Sérgio Santos. Efeito da herbivoria e déficit hídrico na ativação de nectários extraflorais em Turnera subulata J.E. Smith (Turneraceae). São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Ecologia) – Departamento de Ecologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11398
Aparece nas coleções:Ecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo_Sergio_Santos_Lima.pdf468,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.