Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11509
Tipo de Documento: Monografia
Título : Análise do conteúdo estomacal de tucunarés (Perciformes : Cichlidae) no Médio Rio Negro, Amazonas, Brasil
Autor : Dantas, Branda Barreto
Fecha de publicación : 8-mar-2018
Director(a): Souza, Mário José Fonseca Thomé de
Resumen: Este estudo visou identificar o conteúdo estomacal de três espécies de tucunaré Cichla temensis, C. orinocensis e C. monoculus, além de testar o efeito na variação do conteúdo entre as espécies de tucunarés, o seu tamanho e o ciclo hidrológico. Os exemplares foram capturados entre julho de 2004 a fevereiro de 2006 no médio rio Negro, no município de Barcelos-AM. As análises foram calculadas por meio do Índice de Importância Relativa (IIR) e também foi realizadas análises de redundâncias parciais (RDA) utilizando o número de indivíduos e o volume da presas com parâmetros avaliados. O conteúdo estomacal dos tucunarés foram compostos basicamente por peixes. Ao todo foram identificadas 11 famílias de variadas espécies. Além dos peixes foi identificada a ocorrência, em duas ocasiões, de uma espécie de réptil que não foi identificada, assim com peixes em adiantado estágio de digestão. Foi constatado uma diferença entre a composição alimentar entre as três espécies de tucunaré e concluiu-se que fatores como ciclo hidrológico e o comprimento do predador foram considerados importantes para a variação das presas.
Palabras clave : Engenharia de Pesca e Aquicultura
Engenharia de pesca
Cichla
Alimentação
Dieta
Ecologia trófica
Analise estomacal
Tucunarés
Rio Negro
Amazonas (Brasil)
Aquicultura
Área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA::ENGENHARIA DE PESCA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEPAQ - Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura – São Cristóvão - Presencial
Citación : Dantas, Branda Barreto. Análise do conteúdo estomacal de tucunarés (Perciformes : Cichlidae) no Médio Rio Negro, Amazonas, Brasil. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Engenharia de Pesca e Aquicultura) – Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura, Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11509
Aparece en las colecciones: Engenharia de Pesca e Aquicultura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Brenda_Barreto_Dantas.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.