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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11844
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | A comunicação sindical: as redes digitais como espaço para a formação política dos professores em Sergipe |
Autor(es): | Linhares, Maria Conceição da Silva |
Data do documento: | 25-Fev-2019 |
Orientador: | Jesus, Sonia Meire Santos Azevedo de |
Resumo: | Esta tese intitulada ―A comunicação sindical na rede digital facebook como espaço para a formação política dos professores em Sergipe: o SINTESE como estudo de caso‖, trata de estudar a contribuição da comunicação sindical e, em especial, a realizada pelos meios digitais, especificamente, o facebook, para a formação política dos professores representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe – SINTESE. O objeto da pesquisa foi construído a partir da indagação se as redes digitais utilizadas pelo referido sindicato realizam processos de comunicação que contribuem para a formação política dos professores. A nossa hipótese é a de que as redes digitais do SINTESE são espaços de comunicação que acomodam processos de informação, produção e interação e que sua estruturação e utilização podem servir de lócus à formação política de seus usuários. Para desenvolver a pesquisa, traçamos os seguintes objetivos: discutir o papel da Comunicação para a formação política dos trabalhadores a partir do movimento sindical; discutir a importância dos instrumentos de informação e comunicação sindical no fortalecimento da formação política dos professores; investigar a função e o uso das redes digitais do SINTESE, considerando o conteúdo, o acesso e as estratégias de comunicação em direção à formação política dos professores. Os procedimentos teórico-metodológicos, embasados no materialismo histórico-dialético, subsidiaram o estudo da comunicação sindical do SINTESE em dois aspectos de análise: 1) Imersão nos documentos oficiais e extras oficiais, socializados nas redes sociais digitais do sindicato para identificar na concepção de educação requerida pelo sindicato, o direcionamento de sua política de comunicação, bem como, o lugar da Comunicação e o seu papel na formação política dos professores; 2) Imersão na rede social facebook do SINTESE focalizando o conteúdo, as estratégias de comunicação e a interação entre o sindicato e os professores para identificar a sua contribuição na formação política dos professores. Considerando a natureza do objeto, procuramos examiná-lo a partir de uma variedade de instrumentos e técnicas como análise de conteúdo, análise documental, análise de redes de comunicação digitais. Como resultados da pesquisa, inferimos que o SINTESE intenciona nas suas ações de comunicação utilizar os seus instrumentos para informar, comunicar e formar. No entanto, identificamos na rede social facebook alguns problemas que indicam a necessidade de melhorar a participação dos professores e a mediação do sindicato a partir do conteúdo disponibilizado. Processos importantes para a formação e a prática sócio-política, tão necessária na atualidade. |
Abstract: | This thesis entitled ―The Union communication in facebook digital network as a space for the political training of teachers in Sergipe: the SINTESE as a case study‖, menages to study the contribution of union communication and, in particular, the one made by digital media, specifically, facebook, for the political formation of teachers represented by the Union of Workers in Basic Education of the Official Network of the State of Sergipe - SINTESE. The object of the research was built from the question whether the digital networks used by the union perform a communication processes that contributes to the political formation of teachers. Our hypothesis is that the digital networks of teachers; unions in the State of Sergipe are spaces of communication that accommodate information, production and interaction processes, and that their structuring and use can serve as a locus for the political formation of their users. To develop the research we draw the following objectives: To discuss the role of communication for the political formation of workers from the union organization movement; discuss the importance of information and communication tools of the union in strengthening the political formation of teachers; investigate the function and use of digital networks of SINTESE, considering the content, access and communication strategies towards the political formation of teachers. The theoretical-methodological procedures, based on historical-dialectical materialism, supported the study of union communication of SINTESE in two aspects of analysis: 1) Immersion in official and extra official documents, socialized in the union's digital social networks to identify in the conception of education required by the union, the direction of its communication policy, as well as the place of Communication and its role in political formation. of teachers; 2) Immersion in the SINTESE facebook social network focusing on content, communication strategies and interaction between the union and teachers to identify their contribution to the political formation of teachers. Considering the nature of the object, we‘ve tried to examine it from a variety of instruments and techniques such as content analysis, document analysis, analysis of digital communication networks. As a result of the research, we‘ve infered that SINTESE intends in its communication actions to use its instruments to inform, communicate and train. However, we‘ve identified on the facebook social network some problems that indicate the need to improve teachers' participation and union mediation from the content available. Important processes for the formation and the socio-political practice, so much needed today.________________________________________________________________________________________________________________________________ Esta tesis titulada "La comunicación sindical en la red digital de Facebook como un espacio para la formación política de los profesores en Sergipe: SINTESE como estudio de caso", aborda la contribución de la comunicación sindical y, en particular, la comunicación realizada por los medios digitales, específicamente, Facebook, para la formación política de profesores representados por el Sindicato de Trabajadores en Educación Básica de la Red Oficial del Estado de Sergipe - SINTESE. El objeto de la investigación se construyó a partir de la pregunta de si las redes digitales utilizadas por este sindicato realizan procesos de comunicación que contribuyen a la formación política de los profesores. La hipótesis sostenida es que las redes digitales de SINTESE son espacios de comunicación que acomodan los procesos de información, producción e interacción y que su estructuración y uso pueden servir como un locus para la formación política de sus usuarios. Para el desarrollo de la investigación, establecemos los siguientes objetivos: discutir el papel de la comunicación para la formación política de los trabajadores del movimiento sindical; discutir la importancia de las herramientas de información y comunicación del sindicato para fortalecer la formación política de los profesores; Investigar la función y el uso de las redes digitales de SINTESE, considerando el contenido, el acceso y las estrategias de comunicación para la formación política de los profesores. Los procedimientos teórico-metodológicos, basados en el materialismo histórico-dialéctico, ayudaron el estudio de la comunicación sindical de SINTESE en esta investigación desde dos aspectos de análisis: 1) Los documentos oficiales y extras oficiales compartidos en las redes sociales digitales del sindicato, para identificar, en la concepción de la educación requerida por el sindicato, la dirección de su política de comunicación, así como el lugar de la comunicación y su papel en la formación política de los profesores; 2) La red social de SINTESE en Facebook, centrándose en el contenido, las estrategias de comunicación y la interacción entre el sindicato y los profesores para identificar su contribución a la formación política de ellos. Teniendo en cuenta la esencia del objeto de investigación, buscamos examinarlo a partir de una variedad de instrumentos y técnicas, tales como el análisis de contenido, el análisis de documentos, y el análisis de redes de comunicación digital. Como resultado de la investigación, inferimos que SINTESE tiene la intención en sus acciones de comunicación de utilizar sus instrumentos para informar, comunicar y capacitar. Sin embargo, identificamos en la red social de Facebook algunos problemas que indican la necesidad de mejorar la participación de los profesores y también la mediación sindical en función del contenido disponible, ya que son procesos importantes para la formación y la práctica sociopolítica, tan necesarios en la contemporaneidad. |
Palavras-chave: | Educação Sindicatos Formação de professores Redes sociais on-line Comunicação e educação Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) Comunicação sindical Redes digitais Formação política Movimento sindical Union communication Digital networks Political formation Education Union movement Comunicación sindical Redes digitales Formación política Educación |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | LINHARES, Maria Conceição da Silva. A comunicação sindical: as redes digitais como espaço para a formação política dos professores em Sergipe. 2019. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11844 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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