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Tipo de Documento: Dissertação
Título : Expansão do Instituto Federal de Sergipe: uma análise sobre resultados alcançados na fase II
Autor : Costa, Márcio de Souza
Fecha de publicación : 17-oct-2016
Director(a): Luft, Maria Conceição Melo Silva
Resumen: As políticas públicas de educação profissional e tecnológica ganharam um novo impulso após a promulgação da Lei 11.892 em 2008. Com crescentes investimentos, foi formada uma rede composta por Institutos Federais. Através de um programa de expansão realizado pelo Ministério da Educação, essas instituições estão hoje presentes em todos os estados, tendo como práticas as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. No tocante a este estudo, são abordados resultados alcançados na segunda fase da expansão do Instituto Federal de Sergipe (IFS), no qual procurou-se analisar o desempenho de indicadores acadêmicos e o nível de cumprimento à Lei 11.892/2008, mais especificamente nos campi Itabaiana, Estância e Nossa Senhora da Glória. A metodologia adotada teve ênfase na pesquisa qualitativa, na qual analisou-se documentos institucionais, como o PDI e relatórios de gestão, que possibilitaram a obtenção de dados dos três campi. Para os indicadores acadêmicos, os resultados obtidos foram comparados a outros três grupos: média brasileira, média dos institutos federais do nordeste e dados consolidados do IFS, todos referentes ao período compreendido entre os anos de 2011 a 2014. Assim, foi elaborado um diagnóstico da situação atual encontrada nas unidades de ensino, que apesar de terem sido inauguradas há cinco anos, apresentaram lacunas ou distorções que instigaram a realização de planos de ação específicos, com elementos promotores para a melhoria da gestão, contribuindo, portanto, na capacidade reativa do IFS em ter um desempenho alavancado. Exceto para o indicador Retenção do Fluxo Escolar, que apresentou boa situação, os demais índices apresentaram comportamentos críticos. Já em relação às exigências da legislação, constatou-se que cursos de pós-graduação não estão sendo ofertados pelos campi. Novas pesquisas devem ser promovidas, principalmente com o intuito de verificar se a instituição adotou as boas práticas.
Resumen : The public policies of professional and technological education gained a new impulse after the promulgation of the Law 11.892 in 2008. With increasing investments, it was created a network composed by Federal Institutes. Through an expansion program performed by the Ministry of Education, these institutions are, today, present in all the states, having the activity of learning, research, extension and inovation as practices. Relative to this study, it was reached results approached on the second phase of expansion of the Federal Institute of Sergipe (IFS), in which it was pursued to analyze the perfomance of academic indicators and the level of the fullfillment to the Law 11.892/2008, more specifically on the campi of Itabaiana, Estância and Nossa Senhora da Glória. The methodology adopted was emphasized on the qualitative research, in which analyzed Institutional documents, as the PDI and the reports of management, which made it possible to obtain the data of the three campi. For academic indicators, the results were compared to other three groups: brazilian average, northeast federal institutes average and the consolidated data from IFS, all of them relative to a time that goes between 2011 to 2014. So, it was eloborated a diagnosis of the current situation found on the learning units, that, although the inauguration five years ago, it showed gaps or distortions that instigated the achievement of specific action plans, with promoter elements to the management improvement, contributing, therefore, on the reactive capacity of IFS by having a levered performance. Except to the indicator Retention of the Scholar Flow, that showed a good situation, the other indexes showed critical behaviors. In relation to the requirements of legislation, it was found that postgraduate studies courses are not being offered by the campi. New researches must be promoted, mainly with the purpose of verify if the institution adopted the good practices.
Palabras clave : Administração pública
Políticas públicas de educação
Plano de ação
Diagnóstico da expansão
Education public policies
Expansion diagnosis
Action plan
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma : por
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Administração Pública
Citación : COSTA, Márcio de Souza. Expansão do Instituto Federal de Sergipe: uma análise sobre resultados alcançados na fase II. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11863
Aparece en las colecciones: Mestrado em Administração Pública

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