Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11884
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Diagnóstico do câncer de mama e o ensino de tópicos de física moderna
Título(s) alternativo(s): Diagnosis of breast cancer and the teaching of modern physics topics
Autor(es): Oliveira, Geane Santana Batista de
Data do documento: 2-Ago-2019
Orientador: Santos, Laelia Pumilla Botelho Campos dos
Resumo: O presente trabalho propõe o uso das Situações-Problema, elaboradas segundo as orientações de Meirieu, como metodologia facilitadora do ensino de tópicos de Física Moderna para alunos do Ensino Médio. Como resultado do estudo temos a elaboração de um produto educacional, constituído de uma sequência didática sobre radiações eletromagnéticas, com foco nos raios X, radiação esta utilizada na mamografia, que é um dos métodos usados no diagnóstico do câncer de mama. A sequência didática foi aplicada em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, Aracaju/SE. Durante a aplicação da sequência foram realizadas discussões sobre o tema câncer de mama, apresentação de vídeos e gifs animados, resolução de questões e confecção do espectro eletromagnético. Estas atividades forneceram subsídios para a solução da Situação-Problema apresentada, tornaram as aulas mais dinâmicas e promoveram melhor interação entre os alunos. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos: questionário investigativo, Situação-Problema e questionário de opiniões. Os dados coletados mostraram indícios de que a utilização de Situações-Problema como ferramenta didática para o ensino de física no Ensino Médio foi relevante para a aprendizagem dos conceitos propostos.
Abstract: The present work proposes the use of Problem-Situations, elaborated according to Meirieu's orientations, as a facilitating methodology of teaching Modern Physics subjects to High School students. As a result of the work we have the elaboration of an educational product, consisting of a didactic sequence based on electromagnetic radiation, focusing on x-rays, where this radiation is used in mammography, which is one of the most widely used methods in the diagnosis of breast cancer. The didactic sequence was applied in two classes of the 3rd grade of the High School of the Gonçalo Rollemberg Leite State School, Aracaju/SE. During the sequence application, discussions were held about the theme breast cancer, with video and animated gifs presentation, problem solving and confections of the electromagnetic spectrum. These activities provided support for a situation solution, made classes more dynamic and provided better interaction between students. For data collection, the following instruments were used: investigative questionnaire, Problem-Situation and opinion questionnaire. The collected data showed that the use of Problem Situations as a didactic tool for the teaching of physics in High School was relevant to the learning of the proposed concepts.
Palavras-chave: Física
Ensino de física
Ensino médio
Didática
Ondas eletromagnéticas
Raios x
Câncer de mama
Situações-problema
Physics education
Problem situations
X-rays
Breast cancer
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Citação: OLIVEIRA, Geane Santana Batista de. Diagnóstico do câncer de mama e o ensino de tópicos de física moderna. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11884
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEANE_SANTANA_BATISTA_OLIVEIRA.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.