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Tipo de Documento: Monografia
Título: Secretariado executivo : possibilidades e desafios para abertura de microempresas de assessoria remota
Título(s) alternativo(s): Executive Secretary : possibilities and challenges for the opening of remote consultancy micro-enterprises
Autor(es): Souza, Allyne Francine
Data do documento: 19-Ago-2019
Orientador: Paverchi, Sílvia Regina
Resumo: O profissional de secretariado, assim como outros profissionais, necessita se reinventare adquirir conhecimentos múltiplosdiante de um mercado cada vez mais exigente. Dentro desse contexto, o estudo em questão buscou trazer contribuição sobre novas possibilidades de mercado para os Secretários Executivos, especificamente o Secretariado Remoto, modalidade de serviço que tem se evidenciado através dos segmentosdo empreendedorismo, os quaissão marcados por inovaçãoe busca de gerir seu próprio negócio. Considerando as novas formas de empreender desses profissionais, a pergunta de pesquisa que se pretendeu responder é: Quais são os possíveis caminhos traçados por egressos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe para abrir seu próprio negócio? E, nesse sentido, o objetivo do estudo foi compreender a inserçãodesse egresso no mercado de trabalho na qualidade de secretário remoto microempreendedor individual. A pesquisa, de abordagem qualitativa e método estudo de caso, foi desenvolvida com aplicação de questionário contendo perguntas abertas para uma estudante e outra egressa do curso em questão. Teve intuito de apontar possibilidades de trabalho na área de Secretariado Executivo, como também apresentar trajetóriaspossíveis que recém-graduados ou graduandos percorrem para se firmar no mercado de trabalho como micro empreendedor individual. O trabalho buscou contribuir para aguçar a percepção do egresso para a possibilidade deatuação no segmento do Secretariado Remoto.
Abstract: The secretarial professional, as well as other professionals, needs to reinvent and acquire multiple knowledge in the face of an increasingly demanding market. Within this context, the study in question sought to bring a contribution on new market possibilities to the Executive Secretaries, specifically the Remote Secretary, mode of service that has become evident through the segments of entrepreneurship, which are marked by innovation and search to manage their own business. Considering the new ways of undertaking these professionals, the research question that was intended to answer is: What are the possible paths drawn by graduates of the Executive Secretary course of the Federal University of Sergipe to open their own business? And, in this sense, the objective of the study was to understand the insertion of this egress in the work market in the capacity of individual micro entrepreneur remote secretary.The research, of qualitative approach and case study method, was developed with the application of a questionnaire containing open questions for a student and another egress of the course in question. It aimed to point out possibilities of work in the Executive Secretary area, as well as presenting possible trajectories that recent graduates or graduates travel to establish themselves in the job market as individual micro entrepreneur. The work sought to contribute to sharpen the perception of egress for the possibility of acting in the segment of the Remote Secretariat.
Palavras-chave: Secretariado executivo
Ensino de secretariado executivo
Assessoria remota
Empreendedorismo
Microempresa
Remote secretary
Executive secretary
Entrepreneurship
área CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citação: SOUZA, Allyne Francine. Secretariado executivo : possibilidades e desafios para abertura de microempresas de assessoria remota. 2019. Monografia (Graduação em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12194
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