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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13039
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Literatura digital : ampliando as possibilidades de letramentos no ciberespaço a partir do gênero hiperconto |
Autor : | Souza, José Batista de |
Fecha de publicación : | 22-feb-2019 |
Director(a): | Schlindwein, Ana Flora |
Resumen: | Esse Trabalho de Conclusão Final (TCF) apresenta uma proposta de intervenção pedagógica voltada para a realização de práticas que promovam diferentes letramentos por parte dos alunos do Ensino Fundamental II, integrantes do 9º ano, de uma escola da rede pública de ensino do município de Coronel João Sá, Bahia. Com base nessas considerações, o presente trabalho tem como objetivo melhorar o ensino de Língua Portuguesa, especificamente o ensino de produção textual, a partir do gênero digital hiperconto. Na contemporaneidade, o leitor precisa ser um cidadão multiletrado que, além do texto impresso, tenha o digital como fonte de diversas possibilidades de letramentos. O hiperconto, devido à multissemiose presente nele, é uma das possibilidades capazes de transfigurar o leitor (CHARTIER, 2002), fazendo-o sair de uma posição menos interativa (como a geralmente vista na relação com textos impressos), para uma posição mais interativa (de construção e reconstrução textual no âmbito digital). Nesse contexto, a metodologia adotada no presente trabalho é a pesquisa teórica (RAMPAZZO; CORRÊA, 2008) e a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002; SEVERINO, 2016), que visa à intervenção e resolução de questões, neste caso, os problemas relacionados à produção textual. Discutimos, ao longo do trabalho a dicotomia entre literatura digital e literatura digitalizada (BRAGA; RICARTE, 2005; SPALDING, 2012); o letramento (KLEIMAN, 2005; SOARES, 1998, 2016); o letramento digital (BUZATO, 2006; BRAGA, 2010; FREITAS, 2010); os multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2012); o hiperconto (SPALDING, 2010), e o hipertexto (GOMES, 2011). A proposta de intervenção está configurada em quatro etapas, organizadas por meio de oficinas de leitura e produção (PAVIANI; FONTANA, 2009). Na primeira etapa, fazemos uma leitura e discussão sobre o conto e suas características, seguidos por um breve debate sobre tecnologia e escrita, realizado para a introdução de um link para um hiperconto; na segunda, apresentamos o gênero hiperconto em sala de aula, através das mídias digitais, chamando a atenção para as semelhanças e diferenças entre os dois gêneros; na terceira etapa, no laboratório de informática da escola, os alunos exploram o gênero digital hiperconto, em alguns sites no ciberespaço especializados em literatura digital, navegam e testam toda a riqueza, dinamismo e criatividade que tais produções possibilitam nessa nova concepção de leitura em tela, ampliando essa exploração fora da escola; na quarta etapa (essa mais demorada), através de um trabalho colaborativo, os alunos produzem alguns hipercontos a serem publicados em um site criado para esse fim através de uma plataforma denominada Wix. No final desta proposta, os resultados apontaram que os discentes passaram a escrever mais, tanto no suporte impresso quanto no digital, melhoraram suas produções escritas a partir de todos os estímulos possibilitados pela literatura digital, representada pelo hiperconto, alcançando, dessa forma, uma melhoria significativa na produção textual, com destaque para a progressão da escrita. |
Resumen : | This Work of Final Conclusion (TCF) presents a pedagogical intervention proposal destined to the realization of practices that promote different literacies on part of the students of Elementary School II, participators of 9th grade, of a school of public school system of the municipality of Coronel João Sá, Bahia. Based on these considerations, the current work has as goal to improve the teaching of Portuguese Language, specifically, the teaching of textual production, through the digital gender hiperconto. In the contemporaneity, the reader needs to be a multiletrado citizen that, besides the printed text, he has the digital as source of diverse possibilities of literacies. The hiperconto, due to the multisemiology present in it, it is one of the possibilities capable of transfigure the reader (CHARTIER, 2002), making him leave of a position less interactive (as an overview in relation to printed texts), to a more interactive (construction and textual reconstruct in the digital scope). In this context, the methodology adopted in the current work is the theoretical research (RAMPAZZO; CORRÊA, 2008), and the action research (THIOLLENT, 2002; SEVERINO, 2016), that aims to the intervention and resolution of questions, in these case, the problems related to the textual production. We discussed, along the work the dichotomy between digital literature and digitalized literature (BRAGA; RICARTE, 2005; SPALDING, 2012); the literacy (KLEIMAN, 2005; SOARES, 1998, 2016); the digital literacy (BUZATO, 2006; BRAGA, 2010; FREITAS, 2010); the multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2012); the hiperconto (SPALDING, 2010), and the hypertext (GOMES, 2011). The intervention proposal is configured in four stages, organized through the workshops of reading and production (PAVIANI; FONTANA, 2009). In the first stage, we make a reading and discussion about the tale and its characteristics, followed by a brief debate about technology and writing, performed to the introduction of a link to a hiperconto; in the second, we present the gender hiperconto in the classroom, through the digital medias, calling the attention to the similarities and differences between the two genders; in the third stage, in the informatics laboratory of the school, the students explore the digital gender hiperconto, in some sites of the cyberspace, specialized in digital literature, surf and check all the wealth, dynamism and creativity that such productions enable in this new conception of reading on screen, expanding this exploitation out of the school; in the fourth stage, (this more long), through a collaborative work, the students produce some hipercontos to be published in a site created to this purpose through the platform Wix. In the final of this proposal, the results pointed that the students passed to write more, not only in the printed support but also in the digital, they improved their written productions through all the stimulus enabled for the digital literature represented by the hiperconto, achieving, that way, a significant improvement in the textual production, with emphasis to the progression of the writing. |
Palabras clave : | Língua portuguesa Textos Leitura Gêneros literários Hiperconto Hipertexto Letramento digital Literatura digital Letramentos Hiperconto Hypertext Digital literacy Digital literature Literacies |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citación : | SOUZA, José Batista de. Literatura digital: ampliando as possibilidades de letramentos no ciberespaço a partir do gênero hiperconto. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2019. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13039 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
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