Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14347
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Modelo espacial de estimativa do índice de erosividade das chuvas para o semiárido brasileiro
Autor(es): Santos, Júlio Aparecido Santana
Data do documento: 28-Abr-2017
Orientador: Lucas, Ariovaldo Antônio Tadeu
Resumo: O índice de erosividade das chuvas é um importante parâmetro de entrada na Equação Universal de Perda de Solos Modificada (RUSLE). O objetivo deste trabalho foi ajustar modelos de estimativa da erosividade das chuvas para o Semiárido Brasileiro, em função das coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude). Os valores do índice de erosividade mensal e anual foram estimados de séries históricas de precipitação pluvial de 158 estações pluviométricas. De posse dos valores de erosividade, modelos de regressão foram ajustados em função da latitude, longitude e altitude de cada estação. Os modelos de regressão foram avaliados pelo coeficiente de determinação (r²), pela raiz do erro quadrático médio (REQM) e pelo critério bayesiano de informação (CBI). No período chuvoso foram observados os maiores valores mensais de erosividade e o mês de março apresentou o maior valor (1.616,60 MJ mm ha-1 mes-1). O índice de erosividade anual estimado variou entre 2.050,76 e 3.315,69 MJ mm ha-1 ano-1, valores classificados entre baixo e médio. Os coeficientes de determinação (r²) dos modelos de regressão ajustados variaram entre 0,10 e 0,91. Os modelos apresentaram desempenho satisfatório, com REQM de 658,63 MJ mm ha-1 ano-1, podendo ser utilizados na estimativa do índice de erosividade das chuvas anual no Semiárido Brasileiro.
Palavras-chave: Equação Universal de Perda de Solos Modificada (MUSLE)
Precipitação
Conservação do solo
Universal Equation of Modified Soil Loss (MUSLE)
Precipitation
Soil conservation
área CNPQ: ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Recursos Hídricos
Citação: SANTOS, Júlio Aparecido Santana. Modelo espacial de estimativa do índice de erosividade das chuvas para o semiárido brasileiro. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14347
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Hídricos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIO_APARECIDO_SANTANA_SANTOS.pdf16,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.