Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14610
Tipo de Documento: Monografia
Título: Importância de promover o bem-estar animal na produção de bovinos leiteiros
Autor(es): Pinheiro, Glebson Freitas
Data do documento: 5-Jul-2021
Orientador: Silva Júnior, Jarbas Miguel da
Resumo: Para entender as exigências de bem-estar de vacas leiteiras, é necessário conhecer e entender o seu comportamento natural, ingestivo e reprodutivo, bem como as suas interações com o meio ambiente em que o animal está inserido. Observar como os animais respondem as condições ambientais em que vivem, pode ser um ponto de partida para identificar meios de tornar o ambiente de produção menos estressante e, assim, garantir que o animal consiga vencer os desafios que o meio produtivo pode causar. Quando superados os desafios pode-se trazer benefícios tanto para a qualidade do leite como para os índices produtivos, como por exemplo, produção média por vaca em lactação/dia, produção média diária pelo total de vacas, produção de leite por hectare/ano, além de melhorar os teores sólidos do leite. O estresse térmico leva a quedas na fertilidade de maneiras direta e indireta, reduzindo a taxa de concepção, diminuindo a ingestão de matéria seca, alterando também o volume e os teores de gordura, proteína, cálcio, lactose, potássio e outros componentes do leite. O não atendimento do bem-estar animal também leva a um aumento no consumo de água pelos animais na tentativa de amenizar o estresse calórico, com consequente menor ingestão de matéria seca. Portanto, o objetivo deste estudo é relatar a importância do bem-estar animal e os benefícios que o enriquecimento ambiental pode trazer para vacas leiteiras.
Palavras-chave: Zootecnia
Ambiente
Comportamento
Bovinos leiteiros
Temperatura
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: NZOS - Núcleo de Graduação em Zootecnia – Nossa Senhora da Glória - Presencial
Citação: PINHEIRO, Glebson Freitas. Importância de promover o bem-estar animal na produção de bovinos leiteiros. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14610
Aparece nas coleções:Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Glebson_Freitas_Pinheiro.pdf961,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.