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Tipo de Documento: Tese
Título: Ecos de um Brasil francófono : a língua francesa no Colégio de Aplicação da Universidade de Sergipe (1960-2013)
Autor(es): Santos, Ricardo Costa dos
Data do documento: 11-Ago-2020
Orientador: Souza, Josefa Eliana
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar a presença da Língua Francesa, no currículo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS), tendo como recorte temporal de 1960 - período em que a disciplina começou a ser lecionada - a 2013, momento em que, após uma longa discussão sobre a permanência ou não do Francês, o idioma se consolidou em virtude da aprovação do concurso para Professor efetivo, fazendo do Codap a única instituição de ensino básico do Estado de Sergipe a preservá-lo. O estudo está alicerçado nos conceitos de Disciplina Escolar de Chervel (1988, 1990), Cultura Escolar de Felgueiras (2010), Capital Cultural, Capital Simbólico, Capital Social e Campo de Bourdieu (2002, 2004). Da mesma maneira, utiliza-se da técnica da entrevista, como uma metodologia da História para possibilitar o cruzamento de dados na construção do estudo, conforme Meihy (2017). Fizemos uso de fontes como as Cadernetas de Resultados Finais e Parciais, Atas de Reunião, fotografias, relatórios, dentre outros documentos. A pesquisa foi realizada nos seguintes locais: Arquivo Central da Universidade Federal de Sergipe AC/UFS, Centro de Memória e Documentação do Colégio de Aplicação (Cemdap), Arquivo da Aliança Francesa de Aracaju, além dos arquivos pessoais de ex-Professores e de ex-Alunos do Codap/UFS. Comprovou-se que a permanência do Francês no currículo foi possível, sobretudo, por se tratar de um Colégio de Aplicação, local marcado pela relação de sociabilidade entre a graduação e a escola. Esta tese contribui para as discussões nas áreas da História da Educação em Sergipe e no Brasil, sobretudo no campo das Disciplinas Escolares e na História do Colégio de Aplicação.
Abstract: This work aims to study the presence of the French language in the curriculum of the Application Middle and High School of the Federal University of Sergipe (Codap/UFS), with a time frame from 1960 - the period in which the discipline began to be taught, to 2013 - moment when, after a long discussion about the permanence or not of French, the language was consolidated due to the approval of a selection process to hire an effective teacher, making Codap the only basic education institution in the State of Sergipe to preserve it. The study is based on the concepts of School Discipline by Chervel (1988, 1990), School Culture by Felgueiras (2010), Cultural Capital, Symbolic Capital, Social Capital and Field by Bourdieu (2002, 2004). In the same way, the interview technique is used, as a methodology of History to enable the crossing of data in the construction of the study, according to Meihy (2017). We used sources such as the Minutes of Final and Partial Results, Minutes of Meetings, photographs, reports, among other documents. The research was carried out in the following places: Central Archive of the Federal University of Sergipe AC/UFS, Center for Memory and Documentation of the Application Middle and High School (Cemdap), Archive of the French Alliance of Aracaju, in addition to the personal files of former professors and ex Codap/UFS students. It was proved that the permanence the French language in the curriculum was possible, above all, because it is an Application School, a place marked by the sociability relationship between graduation and school. This thesis contributes to discussions in the areas of History of Education in Sergipe and Brazil, especially in the field of School Disciplines and in the History of the Application Middle and High Schoo
Ce travail vise à étudier la présence de la langue française dans le programme d'études du "Colégio de Aplicação" de l'Université fédérale de Sergipe (Codap/UFS). Le cadre temporel de cette recherche s’inscrit à partir de 1960 qui correspond à la période où le français a commencé à être enseigné et ce cadre termine en 2013, l'année où l'enseignement du français langue étrangère a été consolidé grâce à l'approbation du concours pour professeur titulaire de cette discipline. Le Codap a ainsi continué l'enseignement de la langue française et il est alors devenu la seule institution d'éducation de base de l'Etat de Sergipe à la préserver dans son cursus. L'étude est basée sur les concepts de Discipline Scolaire de Chervel (1988, 1990), Culture Scolaire de Felgueiras (2010), Capital Culturel, Capital Symbolique, Capital Social et Champ de Bourdieu (2002, 2004). De la même manière, la technique de l'interview est utilisée, comme méthodologie de l'Histoire pour permettre le croisement des données dans la construction de l'étude, d'après Meihy (2017). La recherche a fait appel à des sources telles que les Bulletins de fin d'année et bulletin de notes des élèves, les procès-verbaux des réunions, des photos, des rapports, entre autres. La recherche a été effectuée dans les archives suivantes : les Archives centrales de l'Université fédérale de Sergipe (AC/UFS), le Centre de mémoire et de documentation du "Colégio de Aplicação" (Cemdap), les Archives de l'Alliance française d'Aracaju, en plus des fichiers personnels d'anciens professeurs et d'anciens étudiants du Codap/UFS. L'analyse de ces documents révèle que la permanence du français dans le cursus de cette école a été possible, surtout, parce qu'il s'agit d'un "Colégio de Aplicação", c'est-àdire, un lieu marqué par la relation de sociabilité entre l'université et l'école. Cette thèse contribue aux discussions dans les domaines de l'histoire de l'éducation à Sergipe et au Brésil et, en particulier, dans le domaine des disciplines scolaires et dans l'histoire du "Colégio de Aplicação".
Palavras-chave: Educação
História da educação
História da educação em Sergipe
Currículos
Língua francesa
Ensino de língua francesa
Colégio de Aplicação da UFS (CODAP)
Disciplina escolar
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Application Middle and High School
French language
School discipline
Federal University of Sergipe
Discipline scolaire
Langue française
Université Fédérale de Sergipe
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Ricardo Costa dos. Ecos de um Brasil francófono : a língua francesa no Colégio de Aplicação da Universidade de Sergipe (1960-2013). 2020. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14900
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