Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15040
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Sequência didática para o ensino e produção de ondas eletromagnéticas
Autor(es): Nascimento, Tiago Viana do
Data do documento: 31-Ago-2020
Orientador: Barbosa, Celso José Viana
Resumo: O ensino de Ondas Eletromagnéticas no Ensino Médio está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como a importância dos estudos das ondas para o conhecimento do estudante ao longo de sua vida, como várias aplicações desde uma transmissão de rádio a radiações de exposição ou aplicação na medicina. Um problema encontrado nos estudos de ondas eletromagnéticas é a abordagem de ensino de forma tradicional, onde o professor é detentor do discurso e o aluno, o ouvinte. Esse trabalho segue uma linha de aprendizagem ativa, que coloca o aluno como o centro do universo da sala de aula em uma sequência didática que aborda o conteúdo de ondas eletromagnéticas na qual foi aplicado no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte. O conteúdo a ser abordado faz parte da grade curricular da terceira série do Ensino Médio, o que se faz necessário uma revisão de ondas, na qual será exposto para o estudante uma forma de lembrar o assunto em questão, como sua natureza, tipo e classificação e os fenômenos ondulatórios presentes. Para a revisão, por se tratar de conceitos físicos, adotaremos a metodologia de aprendizagem ativa, a Instrução pelos Colegas (IpC) assim como no ensino de ondas eletromagnéticas. Além do IpC na sequência foram realizadas aulas com atividade prática experimental na construção de experimentos com circuitos osciladores responsáveis pela geração de ondas eletromagnéticas, um rádio transmissor FM. O processo avaliativo se dá com pré-testes nas atividades prévias e através das questões conceituais aplicadas no IpC e ao final do trabalho, pós teste, com a aplicação de uma atividade final de caráter formativa para que seja um instrumento de análise para o professor na qual pode-se verificar o nível de aprendizagem atingido pelo grupo de estudante.
Abstract: The teaching of Electromagnetic Waves in High School is present in the National Curriculum Parameters (PCN) as the importance of wave studies for the student's knowledge throughout his life, as various applications from radio transmission to radiation exposure or application in medicine. A problem found in the study of electromagnetic waves is the traditional approach to teaching, where the teacher holds the speech and the student, the listener. This work follows an active learning line, which places the student as the center of the classroom universe in a didactic sequence that addresses the content of electromagnetic waves in which it was applied at the Dom Luciano José Cabral Duarte Center of Excellence. The content to be addressed is part of the curriculum of the third grade of high school, which requires a revision of waves, in which the student will be exposed to a way of remembering the subject in question, such as its nature, type and classification. and the wave phenomena present. For the review, as they are physical concepts, we will adopt the active learning methodology, Instruction by Colleagues (IPC) as well as in the teaching of electromagnetic waves. In addition to the IPC, classes were held with practical experimental activity in the construction of experiments with oscillating circuits responsible for the generation of electromagnetic waves, an FM transmitter radio. The evaluation process takes place with pre-tests in the previous activities and through the conceptual questions applied in the IPC and at the end of the work, post-test, with the application of a final activity of a formative character so that it is an instrument of analysis for the teacher in the which the level of learning achieved by the student group can be verified.
Palavras-chave: Ensino de física
Ondas eletromagnéticas
Didática no ensino médio
Sequência didática
Rádio transmissor
Didactic sequence
Physics teaching
Electromagnetic waves
Radio transmitter
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Citação: NASCIMENTO, Tiago Viana do. Sequência didática para o ensino e produção de ondas eletromagnéticas. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15040
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TIAGO_VIANA_NASCIMENTO.pdf4,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.