Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15045
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Sequência didática utilizando protótipo de circuito elétrico de iluminação residencial para o ensino de associação de resistores
Título(s) alternativo(s): Teaching sequence using residential lighting electric circuit prototype for teaching resistors association
Autor(es): Silva, Artur Bezerra da
Data do documento: 27-Fev-2020
Orientador: Ribeiro, Tiago Nery
Resumo: O uso de experimentos para o ensino de circuitos elétricos normalmente não explora a vivência do aluno, são atividades práticas com o intuído de elaborar associação de resistores para a realização de medições e comprovar leis, resultando em práticas tradicionais que se reduzem a uma lista de métodos previamente elaborados sem correlacionar-se com o cotidiano do indivíduo. Este trabalho tem por objetivo propor atividades práticas para o estudo de associação de lâmpadas em corrente contínua utilizando um protótipo de planta baixa residencial, de forma a simular as ligações do circuito envolvendo quadro elétrico, condutores, interruptores e receptores, para o estudo de associação em série, paralelo e mista. Utilizaremos uma metodologia de natureza qualitativa, tipo exploratória, na qual será realizado um estudo de caso utilizando o produto em uma turma de ensino médio e a coleta de dados será realizada a partir da análise das respostas dos alunos a teste inicial, teste final e os questionários inseridos no produto. A elaboração e aplicação do produto educacional conseguiu vincular o tema ao cotidiano do aluno, ao sugerir um protótipo de baixo custo com desenho de uma planta baixa residencial, de modo a simular ligações de lâmpadas no circuito elétrico monofásico residencial. A cada encontro, os estudantes aprofundaram os conhecimentos e desenvolveram a curiosidade na observação do comportamento do brilho das lâmpadas em uma residência para cada tipo de associação, corroborando assim, para uma aprendizagem potencialmente significativa.
Abstract: The use of experiments for teaching electrical circuits does not normally explore the student's experience, they are practical activities with the intuition of elaborating a resistor association to perform measurements and prove laws, resulting in traditional practices that are reduced to a list of methods previously elaborated without correlating with the individual's daily life. This work aims to propose practical activities for the study of association of lamps in direct current using a prototype of residential floor plan, in order to simulate the connections of the circuit involving electrical panel, conductors, switches and receivers, for the study of association in series, parallel and mixed. We will use a qualitative methodology, exploratory type, in which a case study will be carried out using the product in a high school class and data collection will be carried out based on the analysis of the students' responses to the initial test, final test and the questionnaires inserted in the product. The elaboration and application of the educational product managed to link the theme to the student's daily life, by suggesting a low-cost prototype with the design of a residential floor plan, in order to simulate lamp connections in the single-phase residential electrical circuit. At each meeting, students deepened their knowledge and developed a curiosity in observing the behavior of the brightness of lamps in a residence for each type of association, thus corroborating for potentially meaningful learning.
Palavras-chave: Ensino de física
Circuitos elétricos
Resistores
Aprendizagem
Material didático
Aprendizagem significativa
Experimentação
Associação de resistores
Sequencia didática
Physics teaching
Meaningful learning
Experimentation
Resistors association
Didactic sequence
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Citação: SILVA, Artur Bezerra da. Sequência didática utilizando protótipo de circuito elétrico de iluminação residencial para o ensino de associação de resistores. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15045
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTUR_BEZERRA_SILVA.pdf6,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.