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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15093
Document Type: | Tese |
Title: | Anticorpos, multidões e alianças no currículo do “faça acontecer!” |
Authors: | Unger, Lynna Gabriella Silva |
Issue Date: | 16-Aug-2021 |
Advisor: | Cardoso, Lívia de Rezende |
Resumo : | Esta tese aborda o processo de implementação do novo currículo do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) oriundo da Medida Provisória que instituiu a reforma do Ensino Médio, marcando a atualização com uma política ultrapassada, que distancia o Brasil de uma educação democrática. Nesse contexto, o estudo objetiva analisar o funcionamento curricular do EMTI em um cenário escolar aracajuano, que aciona discursividades do “faça acontecer”, engendra sujeitos-estudantes-jovens de tipos específicos e produz experiências que escapam às prescrições em meio a muitos embates, alianças e enfrentamentos. A pesquisa de inspiração pós-crítica estabelece conexões com os estudos foucaultianos, utilizando-se das noções de discurso e de governamentalidade. Para tal, apresentamos a experiência de um fazer etnográfico pós-crítico na intersecção com o currículo e o chão da escola, procurando refletir sobre as categorias teóricometodológicas e os encontros vivenciados no campo. Nessas relações singulares vivenciadas na escola vimos acontecer uma educação que, apesar das tentativas de controle e regulação, também funciona como uma maquinaria de criação de outros sentidos, uma maquinaria de resistências. Por um lado, o currículo do EMTI engendra práticas de governamentalidade que procura enquadrar todos os sujeitos enquanto sujeitos-empreendedores de suas próprias vidas, que fazem acontecer, no sentido de produzir uma conduta pautada pelos preceitos do protagonismo, da competição, da excelência e da performatividade. Por outro, em meio a toda essa velha inovação do novo ensino médio, os corpos pulsam vidas outras, comportam-se como sujeitos-multidões, desdenham dos futuros que lhes ofertam, rasgam os exercícios de mesmidade e preconceito que lhes aplicam. |
Abstract: | This thesis addresses the process of implementing the new curriculum for Full-Time High
School (EMTI) arising from the Provisional Measure that instituted the reform of High
School, marking the update with an outdated policy, which distances Brazil from a
democratic education. In this context, the study aims to analyze the curricular functioning
of the EMTI in an Aracajuan school scenario, which triggers discursivities of "make it
happen", engenders young-students-subjects of specific types and produces experiences
that escape the prescriptions amidst many clashes, alliances and confrontations. Postcritical inspired research establishes connections with Foucauldian studies, using the
notions of discourse and governmentality. To this end, we present the experience of a
post-critical ethnographic practice at the intersection with the curriculum and the school
floor, seeking to reflect on the theoretical-methodological categories and the encounters
experienced in the field. In these unique relationships experienced at school, we saw an
education taking place that, despite attempts at control and regulation, also functions as a
machinery for the creation of other meanings, a machinery of resistance. On the one hand,
the EMTI curriculum engenders governmentality practices that seek to frame all subjects
as subjects-entrepreneurs of their own lives, who make it happen, in the sense of
producing a behavior guided by the precepts of protagonism, competition, excellence and
performativity. On the other hand, in the midst of all this old innovation of the new high
school, bodies pulse other lives, behave like crowd-subjects, disdain the futures that are
offered to them, tear up the exercises of sameness and prejudice that apply to them. Esta tesis aborda el proceso de implementación del nuevo currículo de la Enseñanza Media de Tiempo Completo (EMTI) derivado de la Medida Provisional que instituyó la reforma de la Enseñanza Media, marcando la actualización con una política obsoleta, que aleja a Brasil de una educación democrática. En este contexto, el estudio tiene como objetivo analizar el funcionamiento curricular de la EMTI en un escenario escolar de Aracajuan, que desencadena discursividades de "haz que suceda", engendra jóvenesestudiantes-sujetos de tipos específicos y produce experiencias que escapan a las prescripciones en medio de muchos enfrentamientos , alianzas y enfrentamientos. La investigación de inspiración poscrítica establece conexiones con los estudios foucaultianos, utilizando las nociones de discurso y gubernamentalidad. Para ello, presentamos la experiencia de una práctica etnográfica poscrítica en la intersección con el currículo y el piso escolar, buscando reflexionar sobre las categorías teóricometodológicas y los encuentros vividos en el campo. En estas relaciones únicas vividas en la escuela, vimos que se desarrollaba una educación que, a pesar de los intentos de control y regulación, también funciona como una maquinaria de creación de otros significados, una maquinaria de resistencia. Por un lado, el currículo EMTI engendra prácticas de gubernamentalidad que buscan enmarcar a todos los sujetos como sujetosempresarios de su propia vida, que la hacen realidad, en el sentido de producir un comportamiento guiado por los preceptos de protagonismo, competencia, excelencia y performatividad. Por otro lado, en medio de toda esta vieja innovación de la nueva escuela secundaria, los cuerpos pulsan otras vidas, se comportan como sujetos-masa, desdeñan los futuros que se les ofrecen, rompen los ejercicios de mismidad y prejuicio que se aplican a ellos. |
Keywords: | Educação e Estado Reforma do ensino Brasil Ensino médio Ensino médio no Brasil Biopolítica Identidade de gênero na educação Educação Diferenças Discursos Gêneros Education Differences Discourse Gender Educación Diferencia Género |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Sponsorship: | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Educação |
Citation: | UNGER, Lynna Gabriella Silva. Anticorpos, multidões e alianças no currículo do “faça acontecer!”. 2021. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15093 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
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