Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15659
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Pombalismo e antipombalismo na historiografia da educação brasileira
Autor : Leite, Émmerly Karoline Nascimento Dantas
Fecha de publicación : 30-ago-2021
Director(a): Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de
Resumen: Este estudo pretende analisar as representações pombalinas e antipombalinas na historiografia educacional brasileira, isto é, nos discursos que “narram” e descrevem a história da educação brasileira no período pombalino (1750-1777), buscando apreender o modo pelo qual suas iniciativas referentes à instrução pública são tratadas. Para tanto, servimo-nos da historiografia sobre o período, de manuscritos e demais fontes documentais e legislativas, bem como do suporte teórico da história cultural e dos estudos culturais. A historiografia da educação brasileira perpassa por vários momentos de transição, especialmente no período colonial, durante o qual Portugal controlava a colônia com rigor.
Resumen : This study intends to identify, describe and analyze the Pombaline and anti-Pombaline representations in Brazilian educational historiography, that is, in the speeches that “narrate” and describe the history of Brazilian education in the Pombaline period (1750- 1777), seeking to apprehend the way in which their public education initiatives are addressed. For that, we use historiography about the period, manuscripts and other documentary and legislative sources, as well as the theoretical support of cultural history and cultural studies. The historiography of Brazilian education goes through several moments of transition, especially in the colonial period, during which Portugal strictly controlled the colony.
Palabras clave : Educação
História da educação
Sebastião José de Carvalho e Mello (Marquês de Pombal)
Marquês de Pombal
Antipombalismo
Pombalismo
Antipombalism
Pombalism
Education history
Marquis of Pombal
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : LEITE, Émmerly Karoline Nascimento Dantas. Pombalismo e antipombalismo na historiografia da educação brasileira. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15659
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EMMERLY_KAROLINE_NASCIMENTO_DANTAS_LEITE.pdf624,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.