Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15659
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Pombalismo e antipombalismo na historiografia da educação brasileira
Autor(es): Leite, Émmerly Karoline Nascimento Dantas
Data do documento: 30-Ago-2021
Orientador: Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de
Resumo: Este estudo pretende analisar as representações pombalinas e antipombalinas na historiografia educacional brasileira, isto é, nos discursos que “narram” e descrevem a história da educação brasileira no período pombalino (1750-1777), buscando apreender o modo pelo qual suas iniciativas referentes à instrução pública são tratadas. Para tanto, servimo-nos da historiografia sobre o período, de manuscritos e demais fontes documentais e legislativas, bem como do suporte teórico da história cultural e dos estudos culturais. A historiografia da educação brasileira perpassa por vários momentos de transição, especialmente no período colonial, durante o qual Portugal controlava a colônia com rigor.
Abstract: This study intends to identify, describe and analyze the Pombaline and anti-Pombaline representations in Brazilian educational historiography, that is, in the speeches that “narrate” and describe the history of Brazilian education in the Pombaline period (1750- 1777), seeking to apprehend the way in which their public education initiatives are addressed. For that, we use historiography about the period, manuscripts and other documentary and legislative sources, as well as the theoretical support of cultural history and cultural studies. The historiography of Brazilian education goes through several moments of transition, especially in the colonial period, during which Portugal strictly controlled the colony.
Palavras-chave: Educação
História da educação
Sebastião José de Carvalho e Mello (Marquês de Pombal)
Marquês de Pombal
Antipombalismo
Pombalismo
Antipombalism
Pombalism
Education history
Marquis of Pombal
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: LEITE, Émmerly Karoline Nascimento Dantas. Pombalismo e antipombalismo na historiografia da educação brasileira. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15659
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMMERLY_KAROLINE_NASCIMENTO_DANTAS_LEITE.pdf624,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.