Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15699
Tipo de Documento: | Livro |
Título : | Iniciação à docência e residência pedagógica na UFS: relatos, experiências e perspectivas |
Autor : | Maynard, Dilton Cândido Santos (Org.) Costa, Patrícia Rosalba Salvador Moura (Org.) |
Fecha de publicación : | 2020 |
Resumen: | Esta obra é um dos produtos finais das atividades de duas ações fundamentais à formação docente realizadas na Universidade Federal de Sergipe: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (RP); ambos concebidos e financiados pela CAPES e, na UFS, acompanhados pela equipe do Departamento de Licenciatura e Bacharelado da Pró- -Reitoria de Graduação (DELIB/PROGRAD). Trata-se de duas iniciativas que se mostraram viáveis como estratégias de valorização do magistério e, ao término de sua vigência, provocaram a continuidade da proposta — através do lançamento de novos editais, (números 1/2020 e 2/2020), pela CAPES -, após apelos da comunidade acadêmica. Entre os textos aqui apresentados, o(a) leitor(a) encontrará diferentes relatos, diversas experiências, em distintos campos de saber, além de algumas ponderações sobre o que são o PIBID, o RP e o, há pouco citado, NIUEB, por seus representantes institucionais. No decorrer da obra, narrativas de experiências no ensino da Matemática, da Química, do Inglês e do Espanhol, no cuidadoso trabalho de alfabetizar e na importante tarefa de ensinar no campo das Artes, são apresentados. Nenhum dos textos se coloca como argumento fechado. Nenhum deles encerra um “tenho dito”. Ao contrário, são pronunciamentos, são relatos de atividades, são quase conversas, abertas ao diálogo e a contribuições. |
Palabras clave : | Educação Pedagogia Educação básica Formação docente Formação de professores Residência Pedagógica (RP) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução deste livro com fins comerciais sem prévia autorização dos autores e da Edupe. |
Citación : | MAYNARD, Dilton Cândido Santos (Org.); COSTA, Patrícia Rosalba Salvador Moura (Org.). Iniciação à docência e residência pedagógica na UFS: relatos, experiências e perspectivas. Recife: EDUPE, 2020. E-book (262 p.). ISBN 978-85-7856-234-2. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15699 |
Aparece en las colecciones: | DELIB - Livros e capítulos de livros DHI - Livros e capítulos de livros |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IniciacaoDocenciaResidPegagogicaUFS.pdf | 7,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.