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Tipo de Documento: Caderno pedagógico
Título : Leitura da crônica de Rubem Braga como uma proposta didática de gênero textual (Caderno pedagógico)
Autor : Coelho, Kelly Cristina de Oliveira Passos
Fecha de publicación : 7-abr-2020
Director(a): Silva, José Ricardo Carvalho da
Resumen: O presente trabalho parte do pressuposto de que é necessário que o ensino de leitura esteja atrelado ao modelo de interação focado na relação autor-texto-leitor como proposta para o processo de compreensão e interpretação do texto. Nossa finalidade é descrever e analisar procedimentos de interação com o gênero crônica em uma situação didática. Considera-se como ponto de partida o gênero crônica que nasce de acontecimentos da vida cotidiana atrelados a fatos sociais, históricos, políticos e culturais sob o olhar intersubjetivo do agente que interpreta a realidade e produz o texto. Para acompanhar os gestos de interpretação dos conteúdos temáticos representados pelo agente que escreve uma crônica e pela construção de representação realizadas pelo leitor em formação, examinamos procedimentos de análise da arquitetura textual e compreensão do contexto de produção. Nesse sentido, construímos uma proposta de leitura, observando a importância do conjunto de representações elaboradas a partir das condições de produção do texto e o domínio das capacidades de linguagem, conforme Dolz e Schneuwly (2004). Foram elaboradas atividades de leitura que promoveram o acionamento de conhecimentos prévios dos alunos, identificação do propósito comunicativo do texto, reconhecimento do movimento intertextual, bem como análise de usos expressivos da língua e dos processos de textualização voltados para a produção de discursos compreendidos em uma dada situação comunicativa. O estudo descreve procedimentos de ampliação das capacidades de leitura de crônica que exploram reflexões de base linguística e discursiva sustentada pelo arcabouço teórico do ISD (Interacionismo Sociodiscursivo), defendido por Bronckart (2007), considerando as estratégias de leitura sugeridas por Solé (2012) - a ampliação do conceito de gênero proposto por de Bakhtin (1992); a utilização do modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e a inserção da proposta de leitura interativa de Eulália Leurquin (2014). A partir de uma pesquisa-ação, baseada em Thiollent (2011), desenvolvemos uma intervenção docente em uma classe do nono ano do ensino fundamental II de uma escola pública municipal, localizada na cidade de Novo Triunfo/BA. Assim, este trabalho utilizou quatro crônicas de cunho reflexivo do autor Rubem Braga que se encontram na obra Ai de ti Copacabana, publicada em 2008, para a construção de um objeto didático – caderno pedagógico de leitura – que poderá servir de suporte nas aulas de língua portuguesa.
Resumen : This study comes from the premise that it is imperative that the teaching of reading is linked to the interaction model focused on the author-text-reader relationship as a proposal for the process of understanding and the text interpretation. We aim to describe and analyze procedures of interaction with the chronic gender in a didactic situation. The chronic genre has as its starting point the events of day-to-day life linked to social, historical, political and cultural facts included the intersubjective look of the agent who has his own view of reality and writes the text. In order to examine procedures for analyzis of the textual architecture and understanding the context of production, we followed the gestures of interpretation of the thematic contents represented by the agent who writes a chronicle and the construction of representation carried out by the reader in training. In this matter, we constructed a reading proposal, observing the importance of the set of representations elaborated from the conditions of the text production and the mastery of language skills, according to Dolz and Schneuwly (2004). Reading activities were developed and promoted the trigger of students' prior knowledge, identification of the communicative purpose of the text, recognition of the intertextual movement, as well as analysis of expressive uses of the language and textualization processes intended at producing speeches understood in a given communicative situation. The study describes expanding procedures for chronic reading skills that explore linguistic and discursive reflections supported by the theoretical framework of the SDI (Sociodiscursive Interactionism), defended by Bronckart (2007), considering the reading strategies suggested by Solé (2012) - the expansion of the gender concept proposed by de Bakhtin (1992); the use of the didactic sequence model proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and the insertion of Eulália Leurquin's (2014) interactive reading proposal. From an action research, based on Thiollent (2011), we developed a teaching intervention in a class of the ninth year of elementary school II at a municipal public school, located in Novo Triunfo / BA. Therefore, this work used four reflective chronicles by the author Rubem Braga on Ai de ti Copacabana, published in 2008, for the construction of a didactic object - pedagogical reading notebook - that can assist as support in Portuguese language classes.
Palabras clave : Língua portuguesa
Letramento
Crônicas brasileiras
Leitura
Es parte de: Leitura da crônica de Rubem Braga como uma proposta didática de gênero textual
Idioma : por
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15784
Aparece en las colecciones: Letras

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