Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15908
Tipo de Documento: Monografia
Título : Potencialidades da produção de cerveja artesanal sem glúten elaborada com malte de sorgo
Autor : Mota, Marilia Resende
Fecha de publicación : 2-jun-2022
Director(a): Souza, Danilo Santos
Resumen: O ramo cervejeiro vem crescendo abundantemente no mundo inteiro, principalmente o nicho das cervejarias artesanais. A cerveja normalmente é composta de cevada, lúpulo e água. No entanto, por possuir glúten, muitos consumidores com intolerância deixam de ingerir a bebida, e este componente é atribuído à cevada. Neste sentido, este projeto tem como objetivo fazer um levantamento de informações em banco de dados científicos sobre a aplicação do sorgo na produção de cerveja sem glúten, bem como, saber a opinião do consumidor por meio de questionário eletrônico sobre o consumo da bebida tendo sorgo como base. Foram realizadas pesquisas na literatura, em plataformas como o google acadêmico, scielo, dissertações, entre outros, sobre as diferentes formas de aplicação do sorgo para conversão em malte e as possíveis aplicações na indústria de bebidas, avaliando suas potencialidades na indústria cervejeira. Também foi realizado um questionário online para obter informações sobre a opinião dos consumidores, referentes à possibilidade de comercialização da cerveja à base de sorgo, sem glúten, e as perspectivas para o mercado na visão do entrevistado. Como resultado, foi possível verificar na literatura, que o sorgo se mostra como uma boa opção para ser usado na produção da cerveja. Sua malteação é relevante comparada com as dos demais cereais, sendo inovador e escassos de informação. Verificou-se que há diferenças mínimas entre a malteação do sorgo, da cevada e do milho, sendo que algumas variações no tempo e temperatura, na etapa de secagem, o sorgo é mais rápido que os demais. A partir do questionário online disponibilizado para 32 pessoas, observou-se que os consumidores que responderam demonstraram interesse na produção da cerveja. Portanto, o sorgo tem aptidão para produzir o malte, com algumas dificuldades que se apresentam ao longo do processo podendo serem reduzidas pela escolha certa da variedade, bastante nutritivo. Esse cereal pode ser utilizado na alimentação humana de diversas formas, podendo ser bem inserido no mercado, trazendo vantagens da inovação no mercado cervejeiro e beneficiando os celíacos ao ingerirem uma cerveja livre de glúten.
Palabras clave : Agroindústria
Cerveja artesanal
Cerveja sem glúten
Sorgo - Cereal
Pesquisa ao consumidor
Inovação tecnológica
Área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: NEAGROS - Núcleo de Graduação de Agroindústria - Nossa Senhora da Glória - Presencial
Citación : MOTA, Marilia Resende. Potencialidades da produção de cerveja artesanal sem glúten elaborada com malte de sorgo. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, SE, 2022.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15908
Aparece en las colecciones: Agroindústria

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Marilia_Resende_Mota.pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.