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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17343
Tipo de Documento: | Tese |
Título : | Tessituras e (des)articulações de redes de educação ambiental |
Autor : | Santos, Luiz Ricardo Oliveira |
Fecha de publicación : | 10-feb-2023 |
Director(a): | Melo e Souza, Rosemeri |
Co-Director(a): | Costa, Jailton de Jesus |
Resumen: | No Brasil, as redes de Educação Ambiental são coletivos de pessoas, seres e coisas fundamentadas em princípios participativos, dos quais podemos destacar a horizontalidade, a conectividade, a democracia, a autonomia e a interdependência. Essa forma de organização para ações de Educação Ambiental foi oficializada, aqui no país, no Fórum Global, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92 ou, ainda, Eco-92. Como resultado do referido Fórum, materializou-se a sonhada Rede Brasileira de Educação Ambiental, a qual – atualmente – se organiza em redes espalhadas por todo o território nacional. Nessa égide, esta tese tem por alvo analisar as tessituras de articulação e funcionamento dos coletivos vinculados à Rede Brasileira de Educação Ambiental. Inspirado numa escrita e análise pós-críticas, estendeu-se um diálogo com autores como Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com sua Teoria do Discurso, que subsidiaram o entendimento das relações de articulação e como se formaram, formam e se mantêm as disputas pela hegemonia do campo e manutenção dos princípios articulatórios fundamentais, sob a perspectiva dos elos das próprias redes. Dessa feita, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três elos das redes territoriais, alocados em diferentes regiões do Brasil. A participação também esteve em evidência quando, colaborativamente, foram consultados os educadores ambientais para a formulação de indicadores de autoavaliação, monitoramento e gestão compartilhada das ações em rede. Expressa em quatro capítulos autônomos, embebidos em autores de diversas perspectivas epistemológicas, respeitadas as convergências e divergências consoantes ao rigor teórico-metodológico, e na transdisciplinaridade, nesta tese performam-se elementos para a consideração das redes como organizações fluídas e que, apesar de movimentos de descontinuidades, ainda perduram no tempo e no espaço, principalmente, pelas conexões e alianças que estabelecem com variados grupos. |
Resumen : | En Brasil, las redes de Educación Ambiental son colectivos de personas, seres y cosas basados
en principios participativos, de los cuales podemos destacar la horizontalidad, la conectividad,
la democracia, la autonomía y la interdependencia. Esta forma de organización de las acciones
de Educación Ambiental se oficializó, aquí en el país, en el Foro Global, evento paralelo a la
Conferencia de las Naciones Unidas sobre Medio Ambiente y Desarrollo, conocido como Rio92 o, incluso, Eco-92. Como resultado de ese Foro, se materializó la soñada Red Brasileña de
Educación Ambiental, que -actualmente- se organiza en redes diseminadas por todo el territorio
nacional. En esa égida, esta tesis tiene como objetivo analizar las texturas de articulación y
funcionamiento de los colectivos vinculados a la Red Brasileña de Educación Ambiental.
Inspirándose en la escritura y el análisis poscríticos, se amplió un diálogo con autores como
Ernesto Laclau y Chantal Mouffe, con su Teoría del Discurso, que subsidió la comprensión de
las relaciones de articulación y de cómo se formaron, formaron y mantuvieron las disputas por
la hegemonía de la campo y mantenimiento de principios articulatorios fundamentales, desde
la perspectiva de los eslabones de las propias redes. Esta vez, se realizaron entrevistas
semiestructuradas con tres enlaces de las redes territoriales, ubicados en diferentes regiones de
Brasil. La participación también se evidenció cuando, de manera colaborativa, se consultó a los
educadores ambientales para la formulación de indicadores para la autoevaluación, seguimiento
y gestión compartida de las acciones de la red. Expresada en cuatro capítulos autónomos,
inmersos en autores de diferentes perspectivas epistemológicas, respetando las convergencias
y divergencias en consonancia con el rigor teórico-metodológico, y en la transdisciplinariedad,
esta tesis aporta elementos para la consideración de las redes como organizaciones fluidas y
que, a pesar de movimientos de discontinuidades, aún persisten en el tiempo y el espacio,
principalmente por las conexiones y alianzas que establecen con diversos grupos. In Brazil, Environmental Education networks are collectives of people, beings and things based on participatory principles, of which we can highlight horizontality, connectivity, democracy, autonomy and interdependence. This form of organization for Environmental Education actions was made official, here in the country, at the Global Forum, an event parallel to the United Nations Conference on Environment and Development, known as Rio-92 or, even, Eco-92. As a result of that Forum, the dreamed Brazilian Network of Environmental Education materialized, which – currently – is organized in networks spread throughout the national territory. In this aegis, this thesis aims to analyze the textures of articulation and functioning of the collectives linked to the Brazilian Network of Environmental Education. Inspired by post-critical writing and analysis, a dialogue was extended with authors such as Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, with their Theory of Discourse, which subsidized the understanding of articulation relationships and how disputes for hegemony were formed, formed and maintained. of the field and maintenance of fundamental articulatory principles, from the perspective of the links of the networks themselves. This time, semi-structured interviews were carried out with three links of the territorial networks, located in different regions of Brazil. Participation was also in evidence when, collaboratively, environmental educators were consulted for the formulation of indicators for self-assessment, monitoring and shared management of network actions. Expressed in four autonomous chapters, embedded in authors from different epistemological perspectives, respecting the convergences and divergences consonant with theoretical-methodological rigor, and in transdisciplinarity, this thesis performs elements for the consideration of networks as fluid organizations and that, despite movements of discontinuities, still persist in time and space, mainly due to the connections and alliances they establish with various groups. |
Palabras clave : | Meio ambiente Educação ambiental Indicadores educacionais Educação ambiental Indicadores Redes Teoria do discurso Educación ambiental Teoría del discurso Environmental education Indicators Networks Theory of discourse |
Área CNPQ: | OUTROS |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
Citación : | SANTOS, Luiz Ricardo Oliveira. Tessituras e (des)articulações de redes de educação ambiental. 2023. 171 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17343 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
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