Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1940
Tipo de Documento: Artigo
Título: A interculturalidade do romance de Nélida Piñon
Autor(es): Gomes, Carlos Magno Santos
Data do documento: Jun-2008
Abstract: A força do destino (1978), de Nélida Piñon, é um romance muito peculiar por seu caráter escancaradamente paródico e antropofágico. A contextualização da ópera de Verdi, tema central dessa obra, é ajustada ao contexto brasileiro por meio de uma fina ironia de criação artística. Outro aspecto relevante de recriação é o tom humorístico que joga tanto com questões estéticas quanto sociais. Por exemplo, a narrativa parte do reconhecimento da fama das personagens operísticos: “Verdi quis cobri-los [Leonora e Álvaro] de música, sangue e marshmallow, pelas salas do mundo, porque amava quem nascia em Sevilha” (FD, p. 15)3. Como a própria cronista Nélida anuncia, os protagonistas da ópera foram escolhidos para fazem parte de um novo texto em uma recriação cheia de humor. Logo, o leitor pode deduzir que “o romance apresenta duas histórias imbricadas a das personagens e a história do livro se fazendo” (ZOLIN, 2003, p. 112).
Palavras-chave: Força do destino
Nélida Piñon
Interculturalidade
ISSN: 1980-8879
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Citação: GOMES, C. M. S. A interculturalidade do romance de Nélida Piñon. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, Itabaiana, v. 5, p. 47-57, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1114>. Acesso em: 16 fev. 2017.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1940
Aparece nas coleções:DELI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InterculturalidadeRomanceNelidaPinon.pdf140,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.