Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20207
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | O jogo dos fandoms : afeto e performance digital dos fãs de “Game of Thrones” |
Autor(es): | Santos, Isaac Alexandre Aguiar |
Data do documento: | 20-Abr-2024 |
Orientador: | Araújo, Valéria Maria Sampaio Vilas Bôas |
Resumo: | A pós-modernidade e a cibercultura têm redefinido as relações interpessoais e a interação com as mídias, especialmente a televisão, que se destaca pela sua digitalização e pelas transformações profundas na sua programação. Com a ascensão do ciberespaço, os grupos de fãs encontraram nele uma plataforma fundamental para comunicação e organização. A cultura de fãs, integrante da cultura participativa, expandiu-se e ganhou notoriedade em diversos setores do entretenimento, com destaque para a televisão. Nesse contexto, emerge a série "Game of Thrones", um dos maiores fenômenos contemporâneos da cultura pop. Este estudo visa explorar as dinâmicas de afeto e performance digital na cultura de fãs de "Game of Thrones". O objetivo é compreender como os fãs, ao participarem ativamente na produção de conteúdo digital, influenciam o engajamento de outras pessoas e contribuem para a formação de uma cultura de fã em torno da série. Para alcançar esse objetivo, conduzimos uma pesquisa em duas etapas: uma abordagem quantitativa, por meio de questionários aplicados aos espectadores da série, e outra qualitativa, por meio de entrevistas detalhadas com fãs engajados. |
Abstract: | Postmodernity and cyberculture have redefined interpersonal relationships and interaction with the media, especially television, which stands out for its digitization and profound transformations in its programming. With the rise of cyberspace, fan groups have found in it a fundamental platform for communication and organization. Fan culture, part of participatory culture, has expanded and gained prominence in various entertainment sectors, particularly television. In this context, the series "Game of Thrones" emerges as one of the greatest contemporary phenomena in pop culture. This study aims to explore the dynamics of affection and digital performance in the fan culture of "Game of Thrones". The objective is to understand how fans, by actively participating in the production of digital content, influence the engagement of others and contribute to the formation of a fan culture around the series. To achieve this goal, we conducted a two-stage research: a quantitative approach, through questionnaires applied to series viewers, and a qualitative approach, through detailed interviews with engaged fans. |
Palavras-chave: | Publicidade Ensino superior (UFS) Cultura de fãs Fãs Game of Thrones Afeto Performance Fan culture Fans Game of Thrones Affection Propaganda |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Santos, Isaac Alexandre Aguiar. O jogo dos fandoms : afeto e performance digital dos fãs de “Game of Thrones”. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20207 |
Aparece nas coleções: | Comunicação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isaac_Alexandre_Aguiar_Santos.pdf | 9,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.