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Tipo de Documento: Monografia
Título : O Instagame da política : análise das estratégias de comunicação política digital em Sergipe dos candidatos Edvaldo Nogueira e Francisco de Assis
Autor : Vieira, Julia dos Santos
Fecha de publicación : 26-abr-2024
Director(a): Aneas, Tatiana Guenaga
Resumen: O estudo teve como objetivo mapear as narrativas argumentativas e estilísticas dos candidatos Francisco de Assis Araújo Júnior "Assisinho" (PL) e Edvaldo Nogueira (PDT) durante suas candidaturas aos cargos de prefeito de Malhador e Aracaju, respectivamente, nas eleições de 2020. O propósito da pesquisa foi discutir a caracterização das mensagens das campanhas eleitorais nesse contexto, marcado pelo início da pandemia e pelo subsequente isolamento social, que impossibilitou a realização das campanhas corpo-a-corpo, especialmente relevantes em contextos regionais. A escolha dos candidatos de ambos os municípios se justifica pela complexidade política de Aracaju, como capital de Sergipe, em contraste com o ambiente político diferente de Malhador, uma cidade do interior, com uma comunidade menor e características socioeconômicas distintas. O desenvolvimento do trabalho baseou-se na análise de conteúdo, seguindo a perspectiva de Sampaio (2021). Os resultados da pesquisa revelaram semelhanças na estética e formato dos conteúdos, embora os argumentos tenham enfatizado aspectos regionais e culturais diferentes. Esses resultados visaram contribuir para os estudos de comunicação política digital e regional, considerando a crescente importância dessas análises na área.
Resumen : The study aimed to map the argumentative and stylistic narratives of candidates Francisco de Assis Araújo Júnior "Assisinho" (PL) and Edvaldo Nogueira (PDT) during their candidacies for the positions of mayor of Malhador and Aracaju, respectively, in the 2020 elections. The purpose of the research was to discuss the characterization of electoral campaign messages in this context, marked by the onset of the pandemic and the subsequent social isolation, which made it impossible to carry out face-to-face campaigns, especially relevant in regional contexts. The choice of candidates from both municipalities is justified by the political complexity of Aracaju, as the capital of Sergipe, in contrast to the different political environment of Malhador, a city in the countryside, with a smaller community and distinct socio-economic characteristics. The work was based on content analysis, following the perspective of Sampaio (2021). The results of the research revealed similarities in the aesthetics and format of the content, although the arguments emphasized different regional and cultural aspects. These results aimed to contribute to digital and regional political communication studies, considering the growing importance of these analyses in the field.
Palabras clave : Publicidade
Ensino superior (UFS)
Comunicação política
Eleições municipais
Instagram
Ciberpolítica
Political communication
Municipal elections
Instagram
Cyberpolitics
Propaganda política
Marketing político
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial
Citación : Vieira, Julia dos Santos. O Instagame da política : análise das estratégias de comunicação política digital em Sergipe dos candidatos Edvaldo Nogueira e Francisco de Assis. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20209
Aparece en las colecciones: Comunicação Social

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