Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4013
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Práticas publicitárias e representações da sociedade e da cultura de Sergipe sob a ótica do Jornal Vida Laranjeirense entre 1930 a 1936
Autor(es): Roeder Neto, Arthur Leonardo
Data do documento: 26-Jun-2015
Orientador: Franciscato, Carlos Eduardo
Resumo: A pesquisa Práticas publicitárias e representações da sociedade e da cultura de Sergipe sob a ótica do jornal Vida Laranjeirense entre 1930 a 1936 possui caráter sócio-histórico, tendo como objeto empírico de análise os anúncios do jornal Vida Laranjeirense. O objetivo geral do estudo é entender, como a comunicação publicitária, através das práticas e representações da sociedade na época, suas imbricações e evolução no que diz respeito à comunicação publicitária apresentou a mudança de remédios de base popular para remédios de base científica e industrial. Os objetivos específicos da pesquisa são: estudar a história da publicidade para contextualização no período datado, os princípios da publicidade (conceitos, funções e linguagem), campanhas de medicalização e de saúde pública, bem como a sua importância no desenvolvimento da publicidade, as representações sociais no que diz respeito à saúde/doença e o jornal enquanto meio de comunicação a serviço da publicidade. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica. Os resultados alcançados apontam que a publicidade no período analisado ainda estava em processo de formação do seu campo na cidade de Laranjeiras.
Abstract: Não contém
Palavras-chave: Comunicação de massa
Publicidade em Sergipe
Imprensa de Laranjeiras (SE)
Laranjeiras (SE)
Sergipe
Cultura
Medicamentos
Publicidade
Representação
Jornal
Cultura e anúncio
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Comunicação
Citação: Roeder Neto, Arthur Leonardo. Práticas publicitárias e representações da sociedade e da cultura de Sergipe sob a ótica do Jornal Vida Laranjeirense entre 1930 a 1936. 2015. 184 f. Dissertação (Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4013
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTHUR_LEONARDO_ROEDER_NETO.pdf7,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.