Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4629
Document Type: Dissertação
Title: As leituras pedagógicas de Sílvio Romero
Authors: Souza, Cristiane Vitório de
Issue Date: 28-Sep-2006
Advisor: Nascimento, Jorge Carvalho do
Resumo : Este trabalho tem como objetivo geral analisar as leituras pedagógicas empreendidas por Sílvio Romero. Esse objetivo geral desdobra-se em três objetivos específicos: analisar as competências e práticas de leitura do intelectual sergipano, traçar um perfil da Biblioteca Pedagógica e compreender como se apropriou das leituras de Herbert Spencer, Edmond Demolins, Paul Rousiers, Henri de Tourville e Vacher de Lapouge. Utiliza como fontes: a sua Biblioteca, especialmente, a Biblioteca Pedagógica, as obras que escreveu, as cartas enviadas aos amigos, a literatura de época e a literatura sobre a época. Inspirado na Nova História Cultural utiliza o método indiciário, de Carlo Ginzburg, a noção de documento/ monumento, de Jacques Le Goff, as noções de apropriação, competências e práticas de leitura, leitura silenciosa e oralizada, leitura extensiva e intensiva, materialidade e representação de Roger Chartier, os conceitos de campo intelectual, capital social e capital cultural de Pierre Bourdieu. Conclui que a partir das competências que adquiriu tanto na educação formal quanto na informal tornou-se um leitor crítico das letras nacionais e estrangeiras e apropriouse dos livros analisados de modo ativo, apropriando-se das representações que lhe permitiam pensar a educação brasileira e rejeitando as demais.
Abstract: This work has as general objective to analyze the pedagogic readings undertaken by Sílvio Romero. The specific objectives are: to analyze the competences and practices of reading of the intellectual, to trace a profile of Sílvio Romero's Pedagogic Library and to understand as he appropriated of Herbert Spencer, Edmond Demolins, Paul Rousiers, Henri de Tourville and Vacher de Lapouge's readings. It uses as sources: its Library, especially, the Pedagogic Library, the works that wrote, the letters sent to the friends, the epoch literature and the literature about the epoch. Inspired by the New Cultural History it uses the indiciary method of Carlo Ginzburg, the document/ monument notion of Jacques Le Goff, the appropriation, reading competences, reading practices, oral reading, silent reading, materiality and representation notions of Roger Chartier, intellectual field, social capital and cultural capital concepts of Pierre Bourdieu. It concludes that the competences that he acquired as in the formal education as in the informal he became a critical reader of the national and foreign letters and he appropriated of that books in an active way, appropriating of the representations that allowed to think it the Brazilian education and rejecting the others.
Keywords: História da Educação
História da Leitura
Sílvio Romero
History of Education
History of Reading
Sílvio Romero
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: SOUZA, Cristiane Vitório de. As leituras pedagógicas de Sílvio Romero. 2006. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4629
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdf6,76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.