Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4645
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O Instituto Nacional de Educação de Surdos e a formação de professores para surdos em Sergipe (1959-1961)
Autor : Seixas, Catharine Prata
Fecha de publicación : 3-mar-2015
Director(a): Souza, Verônica dos Reis Mariano
Resumen: O presente estudo analisa a formação dos professores de surdos em Sergipe nos anos de 1959 a 1961, buscando conhecer as práticas pedagógicas que nortearam o Curso de Especialização de Professores para Surdos, promovido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos. Para a produção desta dissertação, seguimos os preceitos da História Cultural, articulados aos conceitos de memória, memória coletiva, escrito, história e cultura, a fim de dialogarmos com as fontes pesquisadas: leis, diários de classe, atas, planos curriculares, manuais, anais. Dentre os diversos referenciais bibliográficos utilizados, pode-se evidenciar os seguintes autores quanto ao referencial teórico explorado: Mazzota (2005), Jannuzi (2006), Rocha (2009), Souza (2009), Soares (1996, 2005) e Souza (2007). Pretende-se, com esse estudo, inserir, na historiografia educacional sergipana, aspectos da história educacional do surdo, e especificamente da história da formação de professores de surdos.
Resumen : This study analyzes the training for teachers of deaf people in Sergipe in the years 1959 to 1961, seeking to know the pedagogical practices that guided the Specialization Course for Teachers of Deaf, sponsored by the National Institute for Deaf Education. For the production of this work, we followed the precepts of Cultural History, articulated to the concepts of memory, collective memory, writing, history and culture, in order to relate them to the researched sources: laws, class record books, minutes, curricula, textbooks, annals. Among the various bibliographic references used, we can highlight the following authors regarding the explored theoretical framework: Mazzota (2005), Jannuzi (2006), Rocha (2009), Souza (2009), Soares (1996, 2005) and Souza (2007). The aim of this study is to insert, in Sergipe educational historiography, aspects of the educational history of deaf, and specifically the history of the training for teachers of deaf people.
Palabras clave : História da Formação de Professores de Surdos
Historiografia Educacional Sergipana
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Educação de surdos
Formação de professores
History of Training for Teachers of Deaf
Sergipe Educational Historiography
National Institute for Deaf Education
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : SEIXAS, Catharine Prata. O Instituto Nacional de Educação de Surdos e a formação de professores para surdos em Sergipe (1959-1961). 2015. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4645
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CATHARINE_PRATA_SEIXAS.pdf14,5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.