Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4664
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Espaço da língua materna no ensino de língua estrangeira
Autor : Guimarães, Flávio dos Santos
Fecha de publicación : 12-may-2002
Director(a): Bezerra, Antônio Ponciano
Resumen: Este trabalho trata da relação estabelecida entre a língua materna do sujeito, as teorias da linguagem e os métodos de ensino de língua estrangeira. A língua materna é um instrumento de grande valor no ensino de línguas e se constitui uma ferramenta que dá acesso às várias estruturas que compõem o psiquismo do sujeito, tanto para conhecê-las quanto para direcionálas para atuar na aquisição de uma segunda língua. O conhecimento das estruturas psíquicas voltadas para a comunicação nos permite juntar dados que nos apontam os elementos que estão presentes no ensino/aprendizagem de línguas estrangeira. As teorias da linguagem oferecem uma razoável quantidade de conceitos e propostas que podem ser aplicados na elaboração de métodos de ensino de línguas. As pesquisas sobre o bilingüismo mostram as mais variadas ações e reações do psiquismo durante o processo de aquisição de uma segunda língua. O conhecimento adquirido a partir dessas pesquisas indica os meios mais adequados para se elaborar métodos de ensino de línguas que contemplem todos os agentes presentes noprocesso de comunicação: a língua materna do sujeito (e, conseqüentemente, seu psiquismo), a aplicação de alguns dos conceitos apresentados pelas teorias lingüísticas e os próprios procedimentos contidos nos métodos de ensino de língua estrangeira.
Resumen : This work deals with the relationship established among the native language of the person, the theories of the language and the methods of foreign language teaching. The native language is an instrument of great value to the foreign language teaching and constitutes a tool that gives access to the numerous structures that compose the psychism of the individual both to know them and to direct them to act in the acquisition of a second language. The knowledge about the psychic structures related to the communication allows us to gather data that can point the elements that are present in the foreign language teaching and learning. The theories of the language offer a reasonable amount of concepts and proposals that can be applied to establishment of language teaching methods. The researches about the bilinguism show a great amount of actions and reactions of the psychism during the process of acquisition of a second language. The knowledge gathered from those researches indicates the most adequate means to the development of language teaching methods that include all the agents present in the communication process: the native language of the subject (and consequently its psychism) the practical use of some concepts presented by the language theories and the proceedings themselves that are part of the foreign language teaching methods.
Palabras clave : Ensino
Língua materna
Linguagem e línguas
Aquisição de linguagem
Prática de ensino
Aquisição da segunda língua
Language acquisition
Language and languages
Native language
Second language acquisition
Student teaching
Teaching
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4664
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FLAVIO_SANTOS_GUIMARAES.pdf533,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.