Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4689
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Desafios e possibilidades da gestão democrática no Colégio Estadual Barão de Mauá
Autor(es): Santos, Maria José de Souza
Data do documento: 25-Fev-2015
Orientador: Marchelli, Paulo Sergio
Resumo: A presente pesquisa decorre de um trabalho de investigação sobre a prática da gestão observada em uma escola da rede estadual de Aracaju/SE, o Colégio Barão de Mauá, a partir da análise sobre a atuação de alguns membros da equipe gestora que atua dentro de princípios democráticos nessa instituição pública. Nesta perspectiva, foram buscadas respostas para a seguinte questão que delimita o objeto a ser estudado: De que modo Colégio Estadual Barão de Mauá vem desenvolvendo ações que caracterizam formas de gestão democrática? Nesse sentido, procurou-se analisar a atuação estabelecida pela gestora, coordenadora pedagógica e uma professora. A investigação foi delineada numa abordagem qualitativa descritiva, fazendo uso de um estudo de caso, e permitiu coletar, por meio da análise documental e entrevista semi-estruturada, dados que nortearam a discussão desse trabalho. O estudo discorre sobre a estrutura do sistema de ensino brasileiro, apresentação dos modelos de gestão e os elementos que os identificam numa perspectiva inovadora, de desafios e de possibilidades, tendo como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96, onde a mesma abre possibilidades para a participação da comunidade na gestão escolar. Em seguida, o estudo trata acerca do Colégio Estadual Barão de Mauá, identificando sua localização, estrutura organizacional, o processo de candidatura ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e faz uma reflexão sobre a avaliação institucional, processo relevante na dimensão democrática. Por fim, apresenta a análise dos dados coletados com o fim de compreender a questão em estudo. O resultado da pesquisa demonstrou o desenvolvimento da eficiência das ações que refletem a gestão democrática e participativa, ações que privilegiam e sublimam a participação de todos os envolvidos na escola. Ficou evidente que é possível criar, dinamizar formas de gestão, assim, a luta pela participação coletiva e pela superação de problemas deve compor um só processo, de modo que avanços em um dos campos levem avanços no outro, de forma contínua e independente.
Abstract: Esta investigación se deriva de una investigación sobre la práctica de la gestión de la observada en una escuela estatal en Aracaju / SE, el Barón de Mauá College, a partir del análisis de las acciones de algunos miembros del equipo de gestión que opera dentro de los principios esta institución pública democrática. En esta perspectiva, se buscaron respuestas a la pregunta que define el objeto de estudio: ¿Cómo la Escuela Estatal Mauá Baron ha venido desarrollando acciones que caracterizan a las formas de gestión democrática? En este sentido, hemos tratado de analizar el rendimiento establecido por la dirección, coordinador educativo y un maestro. La investigación se resume en un enfoque cualitativo descriptivo, mediante un estudio de caso, y permitió a recoger, a través del análisis documental y datos de entrevista semiestructurada que guió la discusión de este trabajo. El estudio analiza la estructura del sistema educativo brasileño, la presentación de los modelos de gestión y de los elementos que identifican a un enfoque innovador, retos y oportunidades, con referencia a la Ley de Directrices y Bases de la Educación (LDB) 9.394/96, en el que abre posibilidades para la participación comunitaria en la gestión escolar. A continuación, el estudio trata sobre el State College Barón de Mauá, identificando su ubicación, la estructura organizativa, el proceso de solicitud para el Premio Nacional a la Excelencia en la Gestión Escolar y reflexiona sobre la evaluación institucional, proceso relevante en la dimensión democrática. Por último, se presenta el análisis de los datos recogidos con el fin de entender el tema en estudio. El resultado de la investigación mostró que el desarrollo de la eficiencia de las acciones que reflejan la gestión democrática y participativa, estas acciones favorecen y subliman la participación de todos los involucrados en la escuela. Era evidente que se puede crear, optimizar las formas de gestión, por lo que la lucha por la participación colectiva y la superación de problemas debe hacer un proceso, por lo que los avances en uno de los campos llevan avances en la otra continuamente y de forma independiente.
Palavras-chave: Educação
Escolas públicas
Escolas Organização e administração Democratização da educação
Educação e Estado
Desafios educacionais
Escola pública
Gestão democrática
Gestão participativa
Retos educativos
Escuela pública
Gestión democrática
Gestión participativa
área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Maria José de Souza. Desafios e possibilidades da gestão democrática no Colégio Estadual Barão de Mauá. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4689
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_JOSE_SOUZA_SANTOS.pdf12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.