Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4872
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Autonomia e emancipação em Kant e Adorno : um paralelismo conceitual pela via pedagógica
Autor : Lima, Geraldo Freire de
Fecha de publicación : 15-feb-2013
Director(a): Santos, Edmilson Menezes
Resumen: Os escritos de Kant, assim como de outros filósofos da Aufklärung, evidenciaram a importância que tal movimento político-intelectual dava à Educação, deixando clara a relação entre conhecimento e liberdade, situando-a, simultaneamente, como fim e meio do desenvolvimento do saber e da vida ética. A pedagogia que emana deste contexto tem como finalidade uma educação moral, sustentada na investigação conceitual de um ideal de autonomia humana. Contudo, os instrumentos de crítica kantianos, dentre eles o conceito de autonomia, foram vistos como sendo eles próprios uma ameaça ao Esclarecimento, convertidos, segundo determinados processos históricos, num engodo das massas . Esse argumento foi apresentado na crítica da razão técnica de Adorno (juntamente com Horkheimer), a Dialética do Esclarecimento. Segundo o pensador frankfurtiano, o desenvolvimento da sociedade a partir do Iluminismo, no qual se enfatizou o papel da educação e da formação cultural (Bildung) em busca da emancipação do homem, conduziu, inexoravelmente, ao seu contrário: à barbárie, à acomodação e à semiformação . Entretanto, em sua intervenção no discurso pedagógico, percebemos a elaboração de uma concepção de educação/formação ainda pautada na ideia de emancipação, conceito necessariamente devedor da ideia kantiana de autonomia. Desta forma, através de uma análise conceitual, ao mesmo tempo filosófica, histórica e pedagógica, demonstraremos em que pontos e momentos tais conceitos de autonomia e de emancipação se aproximam e se distanciam em seus determinados contextos intelectuais, traçando, assim, um paralelo possível entre o pensamento pedagógico de Adorno com relação ao de Kant.
Resumen : The writings of Kant and other philosophers of the Aufklärung, highlighted the importance of that political-intellectual movement to education, making clear the relationship between knowledge and freedom, placing it as both the means and the end of developing knowledge and of an ethical life. This kind of pedagogy focuses on moral education, and on research supports a conceptual ideal of human autonomy. However, the Kant s critical instruments, among them the concept of autonomy were seen as a threat to their own Enlightenment, converted, using any predetermined historical processes, a deceit of the people . This argument was showed in Adorno s (and Horkheimer s) critical technical reason: the Dialectic of Enlightenment. According to Adorno, the development of society from the Enlightenment, that reinforced the role of education and the cultural formation (Bildung), that searched the emancipation of the man, led, inexorably, to its opposite: to the barbarity, to the conformation and to the half-formation . However, in his intervention in the pedagogical discourse, it is observed the development of a concept of education/formation yet based in the idea of emancipation, a concept necessarily debtor to the Kant s idea of autonomy. Thus, through a conceptual analysis, the same time a philosophical, historical and pedagogical s analysis, it will be demonstrated how points and moments such concepts of autonomy and emancipation which approach and move away in their particular intellectuals contexts. In his way one can trace a possible parallel between Adorno s pedagogical thought concerning to Kant s pedagogical thought.
Palabras clave : Immanuel Kant
Theodor W. Adorno
Filosofia da educação
Iluminismo
Pedagogia crítica
Teoria crítica
Critical pedagogy
Critical theory
Education
Enlightenment
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4872
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GERALDO_FREIRE_LIMA.pdf1,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.