Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5562
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Relações produtivas: biscoitos caseiros como estratégia de inclusão social
Autor(es): Sampaio, Vilomar Sandes
Data do documento: 4-Mai-2006
Orientador: França, Vera Lúcia Alves
Resumo: Este estudo apresenta uma análise sobre as novas relações produtivas no contexto da sociedade contemporânea, com o objetivo de contribuir com a discussão sobre a natureza das relações estabelecidas entre os atores responsáveis pelo desenvolvimento local e ou regional. Nesse sentido, esta investigação analisa a constituição de novos espaços produtivos, orientada pela mobilidade do capital e suas estratégias de expansão e acumulação. Para tanto, partiu-se de uma revisão bibliográfica sobre as novas tendências e conceitos que norteiam as mudanças ocorridas no setor produtivo nas últimas décadas, focalizando a flexibilização da produção, a intensificação do uso de tecnologia e suas conseqüências, o deslocamento de unidades de grandes corporações para novos espaços geográficos e, sobretudo, como determinados segmentos sócio-territoriais se inserem e se adaptam a todo esse contexto. Pretende-se ampliar a visão de domínio de políticas públicas voltadas para capacidades produtivas e processos coletivos que colaborem para o desenvolvimento regional e a inclusão social. Nesta perspectiva, foi pesquisado a produção caseira de biscoitos no município de Vitória da Conquista- Ba, como uma alternativa de trabalho e renda para uma parcela da população que não conseguiu colocação num mercado cada vez mais exigente. A reflexão final conclui que a produção de biscoito se estabeleceu no mercado, mesmo diante das adversidades, tendo seus avanços limitados a fatores tecnológicos e a ausência de infra-estrutura e mão-de-obra qualificada.
Palavras-chave: Tecnologia
trabalho
inclusão social
produção caseira
área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Geografia
Citação: SAMPAIO, Vilomar Sandes. Relações produtivas: biscoitos caseiros como estratégia de inclusão social. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5562
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VILOMAR_SANDES_SAMPAIO.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.