Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5689
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Artur Azevedo e o teatro
Autor : Santos, Kelly Cristina dos
Fecha de publicación : 25-feb-2016
Director(a): Ramos, Jacqueline
Resumen: Artur Azevedo, considerado pela crítica como um homem do teatro, escreveu peças com características da cultura popular e burguesa, com enredo simples e temas do cotidiano, foi criticado fortemente pela sua produção cômica musicada e, segundo a crítica, de valor menor. Esta pesquisa tem como tema o estudo do teatro de Azevedo, especificamente nas peças O Dote e A Capital Federal. Tivemos como ponto de partida algumas concepções sobre o teatro formuladas por Schiller (1964), como também uma breve passagem pelo período em que estão inseridos o autor e obra, identificando os procedimentos e as funções cômicas que nelas há em um terceiro momento. Tivemos como auxílio teórico, sobre a comicidade, para embasar a pesquisa, o estudo O Riso: Ensaio sobre a significação da comicidade, do autor Henri Bergson (2007). A partir do estudo realizado, observamos que o teatro brasileiro, no período analisado, refletia em sua estrutura a necessidade de falar de si mesmo e de suas tensões internas e externas. Através do estudo das peças cômicas pudemos entender que elas tinham uma função moralizadora, a comicidade era utilizada para correção dos costumes. Percebemos, dessa forma, que o cômico atuante nesse período vai cumprir a função moralizadora de corrigir condutas humanas que estão desviadas do padrão estabelecido socialmente, então para esses comportamentos desviados o viés cômico vai atuar com o propósito de reintegrar o indivíduo ao seu meio social.
Resumen : Artur Azevedo, who is considered by critics as a man of the theater, wrote plays with features of the popular and bourgeois culture, with simple plot and everyday issues, he was strongly criticized for his musical comic production and, according to some critics, it is less valued. This research theme is the study of Azevedo‘s theater, specifically in the plays O Mambembe, O Dote and A Capital Federal. We had as a starting point some conceptions about the theater formulated by Schiller (1964), also a brief explanation for the period in which the author and his work are inserted, identifying the procedures and comic functions in the plays in a third phase. We had as a theoretical support, about comicality, to fundament the research, the study O Riso: Ensaio sobre a significação da comicidade, by the author Henri Bergson (2007). From the conducted study, we observe that the brazilian theater, in the analyzed period, reflected in its structure the necessity to talk about itself and its internal and external tensions. Through the study of the comic plays we could understand that they had a moralizing function, comicality was used to correct manners. We realize, therefore, that the active comic in that period has fulfilled the moralizing function of correcting human behaviors that are diverted from socially established standard, so for these diverted habits the comic bias has acted in order to reintegrate the individual to the social environment.
Palabras clave : Teatro (Literatura)
História do teatro (Literatura)
Crítica do teatro (Literatura)
Cômico
Artur Azevedo
Teatro formador
Formative theater
Comic
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Letras
Citación : Santos, Kelly Cristina dos. Artur Azevedo e o teatro. 2016. 85 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/5689
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KELLY_CRISTINA_SANTOS.pdf875,05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.