Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5709
Tipo de Documento: Dissertação
Título: A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico
Autor(es): Alves, Roberta Monteiro
Data do documento: 5-Mai-2010
Orientador: Cardoso, Denise Porto
Resumo: O presente trabalho se constitui em uma proposta de abordagem da literatura de cordel em salas de aula, mais especificamente, nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de subsidiar a formação de sujeitos e discursos cientes de sua identidade e cidadania. Como a educação contemporânea não pode mais conviver com a exclusão da cultura popular e de seus sujeitos discursivos, torna-se urgente a utilização de um processo de ensino-aprendizagem cada vez mais aliado à diversidade e à identidade cultural, a fim de que haja uma diminuição de preconceitos relativos não só à literatura de cordel como também ao universo que a cerca. A metodologia de trabalho envolveu uma pesquisa bibliográfica em torno da história e das características formais do cordel; entrevista com três cordelistas sergipanos, sendo dois homens e uma mulher, a fim de que fosse possível identificar pontos de vista diferentes; abordagem de alguns folhetos, sob a ótica da Análise do Discurso; e, finalmente, uma proposta pedagógica de aplicação do cordel em sala de aula. Na conclusão, foram expostas as impressões e expectativas acerca da aplicabilidade do projeto, uma vez que a intenção, neste trabalho, não foi a de comprovar os efeitos de sua aplicação, mas sim de incitar o trabalho com a literatura de cordel em sala de aula.
Abstract: The current work is based on the study of the cordel literature in High School classrooms, mainly 9th grader, whose purpose is to subsidize the preparation of subjects and discourses aware of their identity and citizenship. Since contemporary education can no longer live along with the exclusion of popular culture as well as their discursive subjects it is a must that an ever-growing alliance between the teaching-learning process and diversity and cultural identity be utilized so that there will be a decrease in prejudice, not only towards the so called cordel literature , but also the universe that surrounds it. Our methodology consisted of a bibliographical research on history and the formal characteristics of cordel literature; we interviewed three cordel artists from the State of Sergipe two men and one woman so as to make it possible to identify different points of view; we also studied some leaflets under the light of the Discourse Analysis; and finally, we investigated the possibility of its use in classrooms following a pedagogical proposal. In our Conclusion we present our impressions and expectations towards the project s feasibility as our aim in this project was not that of finding flaws in its applicability but to encourage the study of cordel literature in class.
Palavras-chave: Literatura de cordel
Leitura
Educação
Aprendizagem
Sujeito
Cordel literature
Reading
Education
Learning
Subject
área CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: ALVES, Roberta Monteiro. A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5709
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdf563,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.