Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/585
Tipo de Documento: Artigo
Título: Análise sintático-espacial das transformações urbanas de Aracaju
Autor(es): Nogueira, Adriana Dantas
Data do documento: 2005
Abstract: Tem como objetivo a análise da configuração urbana de Aracaju (capital de Sergipe), sob a ótica da teoria da Sintaxe Espacial, relacionando as propriedades do espaço com aspectos socioeconômicos, ao longo de seu crescimento, desde 1855 (origem da cidade) até 2003. O espaço é visto através da integração (global e local) e da inteligibilidade, auxiliando o entendimento da vida social e cognitiva, sendo exploradas as principais problemáticas encontradas em Aracaju: má acessibilidade e grande fragmentação. As intervenções urbanísticas de agentes privados e governamentais são investigadas através de sua “Cultura espacial” e relacionadas com a predução de áreas mais segregadas.
Palavras-chave: Paisagem urbana
Urbanismo
Aracaju (SE)
ISSN: 1679-6861
Citação: NOGUEIRA, A. D. Análise sintático-espacial das transformações urbanas de Aracaju (1855-2003). Cadernos PPG-AU/AUFBA, Salvador, v. 4, n. 1, p. 59-76, 2005. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/ppgau/article/view/1421>. Acesso em 5 jun. 2013.
Licença: Autorização para publicação no Repositório da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/585
Aparece nas coleções:DAVD - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseEspacialAracaju.pdf363,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.