Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6423
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O infográfico no processo de letramento : possibilidades para uma leitura crítica e um pensar criativo
Autor : Teixeira Neto, José
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Director(a): Oliveira, Derli Machado de
Resumen: O infográfico é um gênero multimodal ainda pouco estudado no ambiente escolar. Além disso, há poucas pesquisas sobre o gênero como um recurso didático para as aulas de Língua Portuguesa no sentido de estudá-lo como uma representação das práticas sociais da linguagem. Dessa forma, esta pesquisa tem como foco o processo de letramento a partir do texto multimodal ou multissemiótico, especificamente o infográfico. Para isso, serão desenvolvidas atividades de leitura, análise, interpretação e produção do infográfico com alunos da segunda fase do Ensino Fundamental, especificamente os do 9º ano, observando as condições de produção de tal gênero textual. Visando atender ao proposto nos objetivos deste estudo, partimos da concepção de língua como uma atividade social (BAKHTIN, 1992), e dos textos multimodais como as “mais distintas formas de construção linguística e de apresentação da informação/mensagem (DIONÍSIO, 2005), procuraremos verificar a contribuição do infográfico no processo de letramento, entendido nesta pesquisa como o “processo de apropriação da cultura escrita fazendo uso real da leitura e da escrita como práticas sociais (SOARES, 2004). Partindo desse pressuposto, será aplicada uma sequência didática, nos moldes sugeridos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (apud Marcuschi, 2008), que propõem um trabalho com o gênero textual. No caso, desta pesquisa, optamos pelo infográfico por ser um gênero multimodal com grande teor informativo, aliando de forma harmoniosa o texto à imagem.
Resumen : The infographics is a multimodal gender that has been little studied in the school environment. Besides this, there are a few researches about the gender as a didactic means for Portuguese Language classes with the meaning to study it as a representation of social language practices. Like that, the research is focused on the process of literacy from the multimodal text or multisemiotics, specifically the infographics. For that, it will be developed reading activities, analysis, interpretation and production of the infographics with the students from 6th grade to 8th grade, who study in Junior High School, mainly including students of the 9th grade, noticing the conditions of production of such textual gender. With the aim to answer what was proposed in the objectives of this study, we start from the conception of language as a social activity (BAKHTIN,1992), and of the multimodal texts as the most distinct forms of the linguistic construction and of the presentation of the information/message (DIONÍSIO, 2005), we will search to examine the contribution of the infographics in the process of the literacy, understood in this research as the process of acquisition of the written culture, using the real reading of the writing as social practices (SOARES, 2004). From this purpose, it will be applied a didactic sequence, in the suggested pattern by Dolz, Noverraz and Schneuwly (apud Marcuschi, 2008), that proposes a work with a textual gender. In this research, we choose the infographics for being a multimodal with a great deal of information, uniting in a harmonious way the text to the image.
Palabras clave : Multimodalidade
Infográfico
Letramento
Ensino de língua
Linguagem
Multimodality
Infographics
Literacy
Teaching of the Language
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : TEIXEIRA NETO, José. O infográfico no processo de letramento : possibilidades para uma leitura crítica e um pensar criativo. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/6423
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSÉ _TEIXEIRA_ NETO.pdf2,43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.