Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6714
Tipo de Documento: Monografia
Título: A Mediação de leitura literária para surdos utilizando o recurso da quadrinhização
Autor(es): Oliveira, Rebeca Socorro Fontes de
Data do documento: 2017
Orientador: Bari, Valéria Aparecida
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a verificação do potencial de mediação da leitura literária para universitários surdos, por meio da utilização do recurso já disponível e acessível das adaptações na linguagem das histórias em quadrinhos. O conteúdo é voltado para a proposta de práticas de leitura literária, sejam as mesmas voltadas para o lazer ou para a satisfação de necessidades informacionais referentes aos conteúdos disciplinares dos programas de graduação em nível superior. O foco principal do trabalho de conclusão de curso é discutir sobre a mediação de leitura para pessoas surdas por meio da utilização de adaptações literárias em quadrinhos, que vamos usar o termo quadrinhizações. A coleção Clássicos em HQ da Editora Peirópolis foi escolhida como amostra de obras adaptadas, por ser editada para a mediação de leitura literária de todos leitores iniciantes, o que mostra propriedade de formato universal de leitura. O objetivo principal da pesquisa é mostrar a possibilidade de mediação da leitura literária para surdos, utilizando o recurso já disponível e acessível de quadrinhização literária. A situação problemática que levou à pesquisa é a falta de desenvolvimento de competências, habilidades, hábitos e gostos leitores dos surdos, com a falta de recursos de leitura em modelo universal, falta de preparação de mediadores, falta de biblioteca escolar e sala de recursos especiais equipada, falta de tempo dos tradutores para orientar leitura fora da sala de aula. A pesquisa proposta é aplicada, de natureza exploratória, foi desenvolvida por método bibliográfico e comparativo de dados coletados em campo, através de experimentos e entrevistas com depoentes voluntários, com estudantes surdos de nível superior (faculdade e universidade). A metodologia utilizada é a da pesquisa participante, também conhecida como pesquisa-ação. A análise dos dados coletados em campo demonstrou que a mediação de leitura literária com o recurso de quadrinhizações literárias para surdos é possível, viável e apresenta resultados rápidos. Como considerações finais, consegue concluir e confirmar o objetivo geral, e também mostra que o desenvolvimento dessa pesquisa e de outras do mesmo gênero contribuem com a Biblioteconomia, a Educação e a Inclusão Social.
Abstract: The present work has the objective of verifying the potential of mediation of literary reading for deaf students, through the use of the available and accessible resource of adaptations in the language of comics. The content is aimed at the proposal of literary reading practices, whether they are intended for leisure or for the satisfaction of informational needs regarding the disciplinary contents of undergraduate programs at a higher level. The main focus of the course completion work is to discuss mediation of reading for deaf people through the use of literary comic adaptations, which we will use the term quadruples. The collection Classics in HQ of the Peirópolis Publishing House was chosen as a sample of literature, because it was edited for mediation of literary reading of all beginning readers, which shows the property of a universal reading format. The main objective of the research is to show the possibility of mediation of literary reading for the deaf, using the already available and accessible feature of literary work. The problematic situation that led to the research is the lack of development of skills, skills, habits and tastes readers of the deaf, with the lack of resources of reading in universal model, lack of preparation of mediators, lack of school library and room of special resources Equipped, lack of time translators to guide reading outside the classroom. The proposed research is applied, exploratory nature, will be developed by bibliographic and comparative method of data collected in the field, through experiments and interviews with volunteer deponents, who are deaf students of higher level (college and university). The research line adopted is: Information and Society. The methodology used is that of participant research, also known as action research. The analysis of data collected in the field showed that the mediation of literary reading with the use of literary schemes for the deaf is possible, feasible and presents fast results. As final considerations, it is able to conclude and confirm the general objective, and also shows that the development of this research and others of the same genre contribute to Information Science, Education and Social Inclusion.
Palavras-chave: Educação de surdos
Education for the deaf
Leitura
Reading
Surdos
Deaf
Literatura em quadrinhos
Inclusão social dos surdos
Social inclusion of the deaf
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6714
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebeca Socorro Fontes de Oliveira.pdf3,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.