Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6798
Document Type: Monografia
Title: Ações de marketing de relacionamento : um estudo em micro e pequenas empresas do seguimento de produtos naturais
Authors: Lima, Natally Santos
Issue Date: 17-May-2016
Advisor: Ouro Filho, Abimael Magno do
Resumo : O marketing de relacionamento é uma das ferramentas utilizadas pelas empresas como forma de atrair clientes, satisfazê-los e retê-los, a fim de obter sucesso através de um relacionamento em longo prazo. Esta pesquisa teve como objetivo geral verificar a importância dada pelos consumidores em relação às ações de marketing de relacionamento utilizadas pelas micro e pequenas empresas do segmento de produtos naturais. Tendo em vista, o atual cenário mercadológico cada vez mais competitivo, é importante que as micro e pequenas empresas criem estratégias que busquem o diferencial, ações que proporcionem a satisfação e consequentemente a fidelização dos consumidores. Não basta somente, realizar uma compra, é necessário que o consumidor retorne à empresa, e através de um pacote de benefícios mantenha um relacionamento em longo prazo, tornando-se um cliente leal, que sempre escolhe e recomenda seus produtos e serviços e que não opta por um concorrente. A pesquisa foi caracterizada como descritiva e utilizado como método de pesquisa um Survey, sendo os dados obtidos por meio da aplicação de questionários com perguntas fechadas aplicados à amostra selecionada estatisticamente. Através da análise dos resultados obtidos, foi possível compreender a necessidade das empresas em direcionar seu foco para os clientes, tendo como o principal meio estratégico o marketing de relacionamento que busca atrair e reter os clientes em um mercado cada vez mais competitivo, gerando benefícios para ambas às partes.
Keywords: Secretariado
Ensino de secretariado
Marketing de relacionamento
Pequenas empresas
Subject CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citation: LIMA, Natally Santos. Ações de marketing de relacionamento: um estudo em micro e pequenas empresas do seguimento de produtos naturais. 2017. Monografia (Graduação em Secretariado Executivo) - Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6798
Appears in Collections:Secretariado Executivo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natally Santos Lima.pdf720,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.