Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7530
Tipo de Documento: Monografia
Título: Cultura gastronômica: relato de uma experiência de pesquisa da preparação típica lagartense
Autor(es): Souza, Milene de Abreu
Data do documento: 7-Jun-2017
Orientador: Nascimento, Bárbara Melo Santos do
Resumo: A gastronomia pode ser vista como fonte de transmissão de conhecimentos e possui grande relevância para o setor do turismo e da alimentação, visto que a culinária de uma determinada localidade é um importante atrativo turístico, que por estar ligado à cultura, ajuda na valorização das suas preparações típicas. O estudo teve como objetivo mapear entre a população entrevistada do município de Lagarto qual o alimento e a preparação típica salgada e doce são considerados característicos da cidade. Quanto a metodologia, a pesquisa foi realizada através de estudo transversal, de forma qualitativa, onde foi aplicado um questionário com perguntas relativas ao perfil da população e a identidade alimentar do Município. Os dados coletados foram avaliados e tabulados em percentual. Observou-se um predomínio de mulheres (63,4%) e, a faixa etária dominante foi dos 18 aos 25 anos (27,2%). Quanto ao estado civil, houve predomínio de solteiros (45,5%). Referente a escolaridade, 29,5% apresentaram o fundamental incompleto e a maioria dos entrevistados recebe menos de 1 salário mínimo (44,1%). O alimento típico relatado foi a mandioca (39,2%), seguida pela jaca (15,4%). A preparação salgada foi a maniçoba (27,4%), acompanhada por arroz com galinha (17%) e cuscuz (16,2%) e a preparação doce, foi o doce de leite (33,7%), seguido pelo arroz doce (11,4%). A pesquisa ressalta a cultura gastronômica lagartense, de forma que resgata, valoriza e, principalmente enalteça esse elemento cultural local para que não seja esquecido nem por parte dos moradores, nem pelos seus visitantes.
Palavras-chave: Gastronomia
Alimentação
Cultura
Valorização alimentar
Lagarto
Culinária típica
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DNUTL - Departamento de Nutrição – Lagarto - Presencial
Citação: SOUZA, Milene de Abreu. Cultura gastronômica : relato de uma experiência de pesquisa da preparação típica lagartense. 2017. 1 CD-ROM. TCC (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2017
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7530
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILENE_DE_ABREU_SOUZA.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.