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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Agenda 21 escolar & a construção de espaços sustentáveis
Título(s) alternativo(s): Educational Agenda 21 & a sustainable building space
Autor(es): Jesus, Edilma Nunes de
Feitosa, Flávia Regina Sobral
Fontes, Andréia Reis
Silva, Haiane Pessoa da
Data do documento: Out-2015
Resumo: A Agenda 21 escolar é uma ferramenta de transformação social formada pelos componentes básicos: a sustentabilidade escolar e do entorno; a inovação curricular e a participação da comunidade. Nesse sentido, esse documento representa diante do contexto de degradação ambiental, a busca pela formação cidadã que, por sua vez, é parte indissociável do compromisso da escola. Portanto, esta é uma proposta interdisciplinar com vias a suscitar mudanças atitudinais e transformações em todos os atores envolvidos direta ou indiretamente com o ambiente escolar. Assim, essa pesquisa teve como objetivo propor ações voltadas a criação e implementação da Agenda 21 escolar, de forma a subsidiar a formação de espaços que incluam práticas mais sustentáveis nas unidades escolares, bem como no seu contexto de atuação. Para isso, a metodologia aplicada foi de base qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e análise documental, com a apresentação e sugestão das etapas necessárias, para que as escolas possam inserir a Agenda 21 em seu contexto. Desta forma, espera-se a partir deste trabalho, contribuir com a aplicação de práticas sustentáveis para as unidades escolares interessadas.
Abstract: The educational Agenda 21 is a tool for social transformation consists of the basic components: the school and the surrounding sustainability; curriculum innovation and community involvement. Thus, this document is before the environmental degradation context, the pursuit of civic education that, in turn, is an integral part of the school's commitment. So this is a proposal on ways to raise attitudinal change and transformation in all the actors directly or indirectly involved with the school environment. Thus, this research aims to propose actions aimed at creating and implementing of 21 educational agenda, in order to support the formation of spaces that include more sustainable practices at schools as well as in its operating context. For this, the methodology was qualitative basis, through a literature review and document analysis, with the presentation and suggested the necessary steps so that the schools can insert the Agenda 21 in its context. So from this work are expected to contribute to the creation and implementation of 21 educational agenda, so that it may be interested in this school units.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Educação ambiental
Práticas educativas
Sustainability
Environmental education
Educational practices
ISSN: 2447-0635
Parte de : Anais do VII SIMPROD
Idioma: por
Instituição/Editora: Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: DEPRO/UFS
Citação: JESUS, E. N. de et al. Agenda 21 escolar & a construção de espaços sustentáveis. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 7., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2015, p. 113-123. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/18182>. Acesso em: 13 abr. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7751
Aparece nas coleções:Anais do VII SIMPROD (2015)
DEPRO - Trabalhos apresentados em eventos

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