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Document Type: Dissertação
Title: A homoafetividade na publicidade : um estudo de recepção
Authors: Mendonça, Flávio Costa de
Issue Date: 26-Feb-2018
Advisor: Felizola, Matheus Pereira Mattos
Resumo : Este trabalho propõe uma pesquisa de recepção sobre as peças publicitarias que abordam em suas campanhas conteúdos homoafetivos, veiculados principalmente na televisão e o seu papel na luta contra a homofobia e na formação de identidade. De acordo com a vertente dos Estudos Culturais, principalmente a perspectiva teórico-metodológica latino-americana das mediações de Jesús Martín-Barbero. O objetivo geral desta pesquisa é verificar qual a percepção da audiência jovem acerca das produções publicitárias que apresentam em seu conteúdo referências a homoafetividade, por isso buscamos fazer um levantamento teórico sobre a maneira com que esses indivíduos são representados no cinema, nas novelas brasileiras e na publicidade. Metodologicamente, foi realizado um estudo de recepção, qualitativo, com jovens heterossexuais e homossexuais de diferentes níveis de escolaridade de classes sociais diferentes, entre 18 e 24 anos que residem na cidade de Aracaju, Sergipe. As técnicas utilizadas para coletar os dados foram o questionário e a entrevista em profundidade, sendo o questionário responsável pela primeira parte da pesquisa e a entrevista pela segunda. Dessa forma verificamos como os jovens enxergam os homossexuais que são representados nas propagandas e na sociedade. Encontramos dois fatores principais de incomodo por parte dos jovens que não concordam com a presença de casais gays em peças publicitárias, são eles a religião e o machismo.
Abstract: This paper proposes a reception research about advertisements that approach homoaffective content in their campaigns, especially ones broadcasted on television, and its role in identity construction and in fighting homophobia. According to the Cultural Studies approach, mainly the latin-american theoretical-methodological work of Jesús Martín-Barbero. This research aims to verify the perception of young audiences about advertisements that features homosexual content, for that reason we did a theoretical survey about the way in which those individuals are represented in Brazilian cinema, soap operas and advertisements. A qualitative study of reception was carried with heterosexuals and homosexuals of different levels of education, of different social classes, between 18 and 24 years old living in the city of Aracaju, Sergipe. The techniques used to collect the data were a questionnaire and a in-depth interview, with the questionnaire being the first part of the research and the interview the second one. This we verified how young people think about homosexuals represented in advertisements and in society. We found two main troublesome factors for the young people who do not agree with the presence of gay couples in advertising pieces, they are religion and sexism.
Keywords: Comunicação
Publicidade
Homossexuais na comunicação de massa
Identidade
Homoafetividade
Representatividade
Recepção publicitária
Homosexuality
Representativeness
Publicity
Advertising reception
Identity
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Comunicação
Citation: MENDONÇA, Flávio Costa de. A homoafetividade na publicidade : um estudo de recepção. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7786
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

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