Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/782
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O financiamento da inovação em micro e pequenas empresas por meio de programas governamentais: estudo de caso da empresa Empório Amazônico Ltda
Autor : Maçaneiro, Marlete Beatriz
Teixeira, Rivanda Meira
Massukado-Nakatani, Márcia Shizue
Fecha de publicación : oct-2008
Resumen : Este estudo analisa os vários aspectos inerentes ao processo de financiamento da inovação em micro e pequenas empresas – MPEs, salientando o paradoxo do insucesso de muitos empreendimentos vinculado à falta de recursos e, por outro lado, a disponibilização de programas governamentais. O objetivo foi analisar os fatores condicionantes de acesso a esses recursos, tendo como caso de estudo a empresa Empório Amazônico Ltda., uma das aprovadas na primeira fase da Seleção Pública MCT/FINEP/Subvenção Econômica à Inovação de 2007. O trabalho constou de uma pesquisa qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, com fontes de entrevistas semi-estruturadas e documentação. O tratamento, análise e interpretação das evidências foram realizados por meio da técnica de triangulação de dados. Os resultados indicaram que, apesar de ter havido um aumento significativo dos recursos totais, bem como aqueles destinados às MPEs, em relação ao ano anterior, os valores de projetos aprovados ainda ficaram abaixo do inicialmente previsto. A dificuldade de comunicação foi a principal questão levantada pelo estudo como um dos empecilhos para o acesso aos recursos governamentais, além de os entrevistados considerarem que o Programa de Subvenção Econômica ainda não contempla as empresas emergentes.
Palabras clave : Programas governamentais
Políticas públicas
Micro e Pequenas Empresas
Pequenas e médias empresas
Empório Amazônico Ltda.
Institución / Editorial : Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
Citación : MAÇANEIRO, M. B.; TEIXEIRA, R. M.; MASSUKADO, M. S. O financiamento da inovação em micro e pequenas empresas por meio de programas governamentais: estudo de caso da empresa Empório Amazônico Ltda. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 25., 2008, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: AnPAD, 2008. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/Simp%C3%B3sio/simposio_2008/2008_SIMPOSIO172.pdf>. Acesso em: 6 nov. 2013
License: Direitos dos autores
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/782
Aparece en las colecciones: DAD - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FinanciamentoProgramasGovernamentais.pdf278,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.