Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7972
Tipo de Documento: Relatório
Título: Investigação dos metabólitos secundários de fungos endofíticos isolados de Humirianthera ampla
Autor(es): Alves, Lucas Vinícius de Jesus
Data do documento: 2017
Orientador: Saraiva, Natália Nogueira
Resumo: Os produtos naturais são usados a muito tempo pela humanidade no tratamento e cura de patologias. Tais propriedades medicinais são consequência da presença de substâncias químicas complexas bioativas. No cenário atual, os fungos endofítico destacam-se como fonte promissora desses compostos. Assim, esse estudo realizou uma bioprospecção da atividade citotóxica de extratos orgânicos produzidos a partir de um isolado fúngico de Humirianthera ampla uma planta de raiz tuberosa, predominante na Amazônia, que pertence à família das Icacinaceas cuja raíz é utilizada como anti-ofídicos. O fungo B4-2N cresceu em diferentes meios de cultura (batata-dextrose - BD, sabouraud dextrose - SBD e extrato de carne e peptona - MEP) durante 22 dias. Os extratos orgânicos foram obtidos por diferentes métodos de extração: maceração, ultrassom e maceração + ultrassom. Os extratos orgânicos foram analisados por cromatografia em camada delgada analítica (CCDA). A partir da comparação das duplicatas das massas dos extratos obtidos a partir do micélio, observou-se que o fungo crescido em SBD pelo método de maceração forneceu maior média (0,17 g) e dos obtidos a partir do meio líquido por partição líquido-líquido o melhor resultado foi o extraído do BD (0,02 g). Através da análise do perfil cromatográfico, bem como dos resultados da atividade citotóxica, foi observado que o extrato orgânico mais promissor para uma investigação de metabólitos bioativos foi o obtido pelo crescimento em BD pelo método de maceração, inibindo duas das 4 células tumorais testadas: (inibição de 96,96% da linhagem leucêmica e 95,73% da linhagem de célula colorretal).
Palavras-chave: Ciências da saúde
Atividade citotóxica
Extratos fúngicos
Métodos de extração
Agência de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe - Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7972
Aparece nas coleções:27º Encontro de Iniciação Científica da UFS
Ciências da Saúde - PIBIC 2016/2017
Relatórios de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InvestigacaoMetabolitosSecundarios.pdf570,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.