Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8474
Tipo de Documento: Artigo
Título : A autorregulamentação da publicidade de medicamentos e produtos de saúde na América Latina: uma análise dos códigos deontológicos do setor publicitário na América Latina
Otros títulos : The self-regulation of medicines and health products advertising in Latin America: an analysis of the advertising sector codes of ethics in Latin America
Autor : Santana, Dhione Oliveira
Ferreira, Raquel Marques Carriço
Fecha de publicación : 2016
Resumen: O presente trabalho objetiva investigar a autorregulamentação publicitária de medicamentos e produtos (Produtos e Serviços possuem o mesmo significado nessa pesquisa) de saúde presentes nos códigos ética do setor publicitário nos países da América Latina. Para tanto, buscamos através da análise de conteúdo, identificar, classificar e categorizar as normas presentes nos códigos do setor publicitário que regem a publicização dos medicamentos e produtos de saúde. Os códigos de ética estão presentes em nove países da América Latina sendo que sete deles se referenciam a medicamentos e produtos de saúde, e apenas cinco possuem normas especificas para o setor. Em síntese, os códigos analisados apresentam em sua generalidade, normas brandas ao setor, trazendo instruções principalmente ao conteúdo das mensagens, cabendo, assim, às normas nacionais e códigos profissionais do setor da saúde e/ou da indústria farmacêutica, atuar com rigidez no controle da propaganda de medicamentos e produtos de saúde.
Resumen : This paper aims to investigate the advertising self-regulation of medicines and health products (Products and Services have the same meaning in this research) present in the ethical codes of the advertising industry in Latin America. To do so, it was seek through content analysis, identify, classify and categorize the standards present in the advertising industry codes governing the publicity of medicines and health products. Ethical codes are present in nine countries in Latin America with seven of them are referred to medicines and health products, and only five have specific rules for the sector. In summary, the analyzed codes present in its generality, lenient rules to the sector, bringing instructions mainly to the content of the messages and it must therefore, national and professionals in the health sector codes and/or the pharmaceutical industry rules, act with stiffness in control advertising of medicines and health products.
Palabras clave : Publicidade
Autorregulamentação
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR)
CONARP
Medicamentos farmacêuticos
América Latina
Advertising
Self-regulation
Pharmaceutical medicines
Latin America
ISSN : 2343-6468
Es parte de: SABER : Revista Multidisciplinaria del Consejo de Investigación de la Universidad de Oriente
Idioma : por
Institución / Editorial : Universidad de Oriente
Citación : SANTANA, D. O.; FERREIRA, R. M. C. A autorregulamentação da publicidade de medicamentos e produtos de saúde na América Latina: uma análise dos códigos deontológicos do setor publicitário na América Latina. Saber, Cumaná, v. 28, n. 3, p. 377-386, 2016. Disponível em: <http://www.ojs.udo.edu.ve/index.php/saber/article/view/2317>. Acesso em: 26 jun. 2018.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8474
Aparece en las colecciones: DCOS - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AutorregulacaoPublicidadeMedicamentos.pdf186,7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.