Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8567
Document Type: | Artigo |
Title: | A problematização no processo de alfabetização científica: uma experiência com estudantes do ensino médio, de uma escola estadual do município de Lagarto, SE |
Authors: | Santos, Tatiane da Silva Landim, Myrna Friederichs |
Issue Date: | Apr-2017 |
Resumo : | A problematização como estratégia didáticapode auxiliar no processo de Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. Esse estudo objetiva analisar as contribuições da problematização no processo de AC de alunos pertencentes a uma turma do 3° ano do ensino médio de uma escola pública de Lagarto, SE. Para tanto, foi realizada uma intervenção, que consistiu na exibição do documentário intitulado a “História das coisas”, com pausas para os questionamentos e comentários. A problematização de temas comumente presente na vida dos estudantes propiciou a criação de um espaço excitatórioao posicionamento crítico e a argumentação, com a utilização de informações científicas e experiências pessoais. |
Keywords: | Ensino de Biologia Alfabetização científica Problematização |
ISSN: | 1982-1867 |
Is part of: | Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Associação Brasileira de Ensino de Biologia |
Citation: | SANTOS, T. da. S.; LANDIM, M. F. A problematização no processo de alfabetização científica: uma experiência com estudantes do ensino médio, de uma escola estadual do município de Lagarto, SE. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Rio de Janeiro, n. 9, dez. 2016/abr. 2017. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2484.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018. |
License: | Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0) |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8567 |
Appears in Collections: | DBI - Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProblematizacaoAlfabetizacaoCientifica.pdf | 421,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.