Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8567
Document Type: Artigo
Title: A problematização no processo de alfabetização científica: uma experiência com estudantes do ensino médio, de uma escola estadual do município de Lagarto, SE
Authors: Santos, Tatiane da Silva
Landim, Myrna Friederichs
Issue Date: Apr-2017
Resumo : A problematização como estratégia didáticapode auxiliar no processo de Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. Esse estudo objetiva analisar as contribuições da problematização no processo de AC de alunos pertencentes a uma turma do 3° ano do ensino médio de uma escola pública de Lagarto, SE. Para tanto, foi realizada uma intervenção, que consistiu na exibição do documentário intitulado a “História das coisas”, com pausas para os questionamentos e comentários. A problematização de temas comumente presente na vida dos estudantes propiciou a criação de um espaço excitatórioao posicionamento crítico e a argumentação, com a utilização de informações científicas e experiências pessoais.
Keywords: Ensino de Biologia
Alfabetização científica
Problematização
ISSN: 1982-1867
Is part of: Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio
Language: por
Publisher / Institution : Associação Brasileira de Ensino de Biologia
Citation: SANTOS, T. da. S.; LANDIM, M. F. A problematização no processo de alfabetização científica: uma experiência com estudantes do ensino médio, de uma escola estadual do município de Lagarto, SE. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Rio de Janeiro, n. 9, dez. 2016/abr. 2017. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2484.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.
License: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8567
Appears in Collections:DBI - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProblematizacaoAlfabetizacaoCientifica.pdf421,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.